"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

PRESSÃO INTERNACIONAL PODE CAUSAR ESTRAGOS NA LUTA CONTRA A INFLAÇÃO EM 2018

Resultado de imagem para inflação charges
Charge do Alves (Arquivo Google)
Além dos riscos domésticos, pressões internacionais podem afetar os preços de produtos, serviços e contratos no Brasil. Otimista com o processo de queda de juros, o economista-chefe do Itaú Unibanco, Mario Mesquita, projeta que a Selic terminará a próximo ano em 6,5% e ficará nesse patamar nos primeiros meses de 2019. Na opinião dele, com a recuperação da economia em ritmo modesto, a maior ameaça está atrelada ao câmbio.
A eleição de um candidato extremista pressionaria o preço do dólar e provocaria uma fuga de recursos do país. Além disso, a piora do ambiente internacional afetaria o valor da divisa norte-americana. A forte recuperação dos Estados Unidos, com a taxa de desemprego comportada e dados de atividade surpreendendo positivamente, pode pressionar os índices de preços da maior economia do mundo.
JUROS NOS EUA –  O risco é de que o Federal Reserve (FED) esteja atrás da curva de juros, o que evidenciaria a necessidade de aumentar a taxa mais rápido do que o esperado. Entre os analistas, a estimativa é de que o FED eleve os juros em três oportunidades. A inflação nos Estados Unidos deve voltar em algum momento e, se houver alguma surpresa, o Federal Reserve teria de tomar medidas para evitar que a variação de preços seja superior à meta. No Brasil, novamente, os impactos seriam sobre o dólar.
Com alta de juros na maior economia do mundo, os investidores procuram proteção nos títulos do Tesouro norte-americano. A aprovação da reforma da Previdência mitigaria qualquer um desses efeitos, já que o país sinalizaria concretamente ao mercado que está comprometido com o reequilíbrio das contas públicas.
INFLAÇÃO – Apesar dos riscos externos, a inflação deve permanecer controlada ao longo de 2018, o que favorecerá a taxa de juros a chegar em um patamar baixo em 2019. Dados do Banco Central (BC) mostram que a inflação projetada para os meses de setembro, outubro e novembro deste ano seria de 1,04%. Entretanto, o resultado observado chegou a 0,86%, o que levou o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), nos últimos 12 meses, a 2,80%. O índice acumulado em 12 meses até fevereiro de 2018 chegaria a 3,09%. Até os mais otimistas, que apostam que o BC levará os juros para abaixo de 7%, acreditam que haverá espaço para uma queda maior.
O diretor de Pesquisas e Estudos Econômicos do Bradesco, Fernando Honorato Barbosa, um dos primeiros a projetar juros de 6,75% em 2018 começa a ver espaço maior para a flexibilização adicional da política monetária. “Estamos achando que há espaço para cortar para 6,25% ou 6,50% no início do próximo ano a julgar pelo quadro favorável de inflação e pela recuperação moderada da atividade”, diz. Com isso, a Selic chegariam em 2019 no menor nível da história.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – Como se sabe, sonhar ainda não é proibido. Nos últimos meses, surgiu uma previsão generalizada de que o PIB crescerá 3% em 2018. Mas baseado em quê. Como o cavaleiro de Cervantes em louca disparada, baseado em nada… Esta previsão já nasce falha. A única que não erra é a previsão de que vai morrer uma pessoa muito importante no Brasil(C.N.)

04 de janeiro de 2018
Antonio Temóteo   
Correio Braziliense  

Nenhum comentário:

Postar um comentário