"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

PRESIDENTE DO TRF4 RELATOU A PETISTAS QUE HÁ AMEAÇAS AOS JULGADORES DE LULA

Flores está preocupado com o risco de conflitos


O presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), Carlos Eduardo Thompson Flores, encaminhou ofício à presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, e à Procuradoria Geral da República, relatando que desembargadores da Corte têm recebido ameaças. O TRF-4 vai julgar os recursos de Lula, condenado pelo juiz Sérgio Moro a uma pena de 9 anos e seis meses de prisão, e de outros seis réus no processo do famoso triplex do Guarujá.

Thompson terá encontro com a presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, nesta segunda-feira, dia 15, às 10h. As ameaças que a Corte tem recebido estão entre os assuntos da reunião. Em reunião com deputados petistas, nesta sexta-feira, dia 12, o presidente do TRF-4 já havia relatado as intimidações que magistrados têm sofrido Os parlamentares trataram de questões de segurança relacionadas às manifestações que o partido convoca a favor do ex-presidente.

MOBILIZAÇÃO – “Os senhores representam parcela da sociedade como membros do Poder Legislativo. Aceitamos prontamente a colaboração para assegurarmos a segurança de todos os envolvidos no julgamento do dia 24 e, também, pedimos que divulguem a mensagem por manifestações pacíficas.”, afirmou Flores, aos deputados. O ex-presidente terá seu recurso julgado pelos desembargadores da 8.ª Turma do TRF4 no próximo dia 24. O julgamento é cercado de grandes expectativas. Porto Alegre poderá receber muitos manifestantes.

Durante a reunião, o deputado Paulo Pimenta (PT) afirmou que o grupo que se reuniu com Flores representa ‘165 deputados do PT no país’. “Estamos trabalhando para que tudo transcorra dentro das normas da Constituição Federal e das garantias individuais”, afirmou. Pimenta entregou ao desembargador um ofício pedindo para que o Tribunal ‘viabilize um espaço destinado às autoridades para que assistam ao julgamento, no tribunal, via telão, já que a sala de sessão será somente para advogados e partes. O presidente garantiu que o pedido será atendido.

“DECISÃO POLÍTICA” – Também participaram da reunião os deputados federais Marco Maia e Maria do Rosário e os estaduais Edegar Pretto, presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Stela Farias, líder da bancada estadual do PT no legislativo estadual, Tarcisio Zimmermann, além do advogado Ricardo Zamora.

“O que nós fazemos aqui é ser parte da resistência que a população brasileira está compondo com trabalhadores e trabalhadoras já que está muito claro que não existem provas neste processo contra Lula e que a condenação dele pelo juiz Moro foi uma decisão política”, afirmou Maria do Rosário, após deixar o encontro.

ABSOLVIÇÃO – Para a parlamentar, é preciso ter ‘confiança’ de que “o que está escrito no processo, se for lido, de fato pelos desembargadores, pelos que são responsáveis pelo julgamento, vai nos levar a um único resultado: absolver o presidente Lula”. afirma Maria do Rosário. “Porque não há nada sobre esse triplex que justifique… não há nada contra o presidente Lula que justifique uma interferência no processo eleitoral só para retirar Lula nas eleições”, acrescentou.

A Justiça Federal informou que não foram proibidas manifestações nas proximidades do TRF4. “A determinação judicial é para controlar o acesso de modo a assegurar a normalidade do trânsito de pessoas e veículos no entorno do Tribunal, garantido o direito de manifestação no Parque da Harmonia”, destacou a Justiça, em nota.

###

NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Alguns juízes trataram de tirar suas famílias do Estado. E no clima tenso que se instaura diante do julgamento do ex-presidente, no dia 24, uma pessoa do Mato Grosso do Sul ameaçou, inclusive, segundo Flores, atacar fisicamente o prédio do TRF-4. Balela. Faria sem avisar. Os petistas negam qualquer orientação ofensiva ou de incitação dos correligionários nesse sentido. Só faltou explicarem então o que foi a recente atuação pró-ativista de Dirceu, que embora esteja cumprindo pena em prisão domiciliar, cumprindo condenação criminal transitada em julgado, publicou artigo dizendo que “a luta começa dia 24 em Porto Alegre, onde vamos manifestar a nossa indignação, o nosso protesto, a nossa revolta contra a tentativa de cassar Lula, de impedir que Lula seja candidato”, acrescentando, atentem, que é hora de “denunciar e desmascarar”. Logo você, Dirceu ? (M.C.)

15 de janeiro de 2018
Luiz Vassallo, Julia Affonso, Ricardo Brandt e Fausto Macedo
Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário