"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

À EXCEÇÃO DE ITAMAR, TODOS OS PRESIDENTES CONSEGUIRAM DESCUMPRIR A CONSTITUIÇÃO


Resultado de imagem para presidentes depois de itamar

Não me lembro de algum presidente que nas últimas décadas tenha obedecido cegamente à Constituição. À exceção de Itamar Franco, todos os governantes, indistintamente, desobedeceram normas constitucionais por interesses e conveniências políticas e pessoais. Um dos casos mais graves aconteceu com José Sarney e seu Plano Cruzado, quando omitiu a verdade sobre alterações dos preços dos gêneros alimentícios, para enganar o povo antes das eleições.
Depois veio Fernando Collor, determinando o confisco da poupança e causando dificuldades terríveis para a população, através de uma medida de extrema violência, que nem em tempo de guerra tivemos igual.
OUTROS IRRESPONSÁVEIS – Fernando Henrique Cardoso fez o mesmo no que diz respeito às privatizações, quando o executivo Ricardo Sérgio de Oliveira, diretor do Banco do Brasil, disse AM então ministro Mendonça de Barros que o BB estava operando no “limite da irresponsabilidade” ao dar cartas de fianças a consórcios que participaram da privatização.
Em seguida, o presidente-metalúrgico Lula, mediante o seu comportamento criminoso à testa do país, institucionalizando a corrupção, cobrando taxa fixa de propinas. Depois, Dilma Rousseff, manipulando os números conforme as circunstâncias e ocasionando prejuízos incalculáveis ao patrimônio público e ao erário.
Agora Michel Temer, com sua equipe de ministros corruptos e desonestos, sob acusações de vários tipos e calibres, conseguindo se equiparar ao governo Lula e até mesmo suplantá-lo sob alguns aspectos deletérios.
O CASO CRISTIANE – Agora, no caso dessa deputado Cristiane Brasil, ao insistir que ela seja ministra, em face do acordo com o PTB, Temer comprova o desprezo que os presidentes têm pela Constituição, em razão de seus interesses políticos e conveniências pessoais. O dedo que escolhe os ministros para Temer, seja dele ou de seus mentores, é mesmo muito sujo!
Parece um concurso sinistro. Quem for o candidato com mais problemas com a Justiça leva o ministério. Nessa conjuntura, é inacreditável o comportamento desta deputada, que deveria assinar a carteira de trabalho de seus funcionários, mas se nega a esta obrigação cívica e social.
PAI TRAMBIQUEIRO – Independentemente de ser filha de um político corrupto, parece que o pai a influenciou negativamente, pois ela age da mesma forma que o Roberto Jefferson, demonstrando que o Planalto é o palácio da corrupção e o Congresso ser um antro de venais!
Mas no que foi que transformaram este país, por favor? E o  general Villas Bôas, comandante do Exército, deve ter poderosas razões para vir a público e declarar que as instituições funcionam a contento, pois pelo que se vê e constata, o militar está completamente enganado.

15 de janeiro de 2018
Francisco Bendl

Nenhum comentário:

Postar um comentário