"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 18 de julho de 2017

ADOÇÃO DO PARLAMENTARISMO GANHA ADEPTOS NO CONGRESSO E NO PLANALTO


O parlamentarismo voltou ao debate político como resposta à crise, ainda que a viabilidade de implementação desperte ceticismo inclusive entre entusiastas. Na semana passada, o senador José Serra (PSDB-SP) conversou com o presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), sobre a instalação de uma nova comissão especial sobre sistema de governo. Segundo Eunício, a comissão será instalada em agosto.

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, tratou do tema com o presidente Michel Temer há poucos dias e os dois ficaram de retomá-lo em breve. “Tem de haver uma redução dessa multiplicidade de partidos para que o sistema se consolide. O nosso presidencialismo esgarçou-se demais”, observou Gilmar.

PATOLOGIA – “Dos quatro presidentes pós-1988, só dois terminaram os mandatos. Há algo de patológico. Eu quero contribuir para a discussão”, diz Gilmar Mendes

O Brasil, como os EUA, é presidencialista, sistema no qual o presidente é chefe de Estado e de governo. No parlamentarismo, adotado em países como Reino Unido, Portugal e Itália, o governo é comandado por um primeiro-ministro escolhido pelo Poder Legislativo, que pode trocá-lo a qualquer tempo.

A ideia de Serra é colocar em tramitação um projeto de Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), senador licenciado e hoje ministro de Relações Exteriores, para implementar o parlamentarismo a partir de 2022. “Meu plano é que, no próximo mandato, se faça a transição, o que não significa misturar, fazer algum tipo de ‘semi’, mas é reestruturar as carreiras”, diz Serra.

EXTINÇÃO DE CARGOS – Cerca de 20 mil cargos de confiança teriam de ser extintos, afirmou, senão, quando houver mudança de primeiro-ministro, será necessário trocar todo o pessoal.

O ministro Mendonça Filho (Educação), um dos articuladores da reestruturação do DEM, que tem o parlamentarismo como bandeira, afirmou que o novo sistema “consagraria maior nível de governabilidade”.

Se quisesse, o Congresso poderia dar ares mais palpáveis à discussão, que gira em círculos há décadas no país. Uma PEC (proposta de emenda à Constituição) da Câmara já foi aprovada em comissões e está pronta para ser votada em plenário.

ENGAVETADO – De autoria do ex-deputado Eduardo Jorge, à época no PT, com substitutivo de André Franco Montoro (PSDB-SP) e Bonifácio de Andrada (PSDB-MG), data de 1995, foi questionada no STF e hoje mofa em alguma gaveta na Câmara.

“Passada essa crise e Michel Temer continuando no poder, a questão pode ter alguma vitória”, disse Andrada.

Para o deputado Roberto Freire (PPS-SP), o debate não se concretiza “porque as pessoas defendem com receio de que não tenha viabilidade, e aí fica apenas no ideal”. A resistência se deve, segundo ele, “ao nosso atraso de ficar imaginando que vai se ter um salvador da pátria. Quem se posicionou contra na Constituinte? O PDT, que imaginava eleger Brizola, e PT, que imaginava Lula”.

ANTIPATIA – Mendonça Filho acrescenta ao rol de dificuldades a “antipatia natural da opinião pública, que confunde parlamentarismo com Parlamento e suas mazelas”.

Mas, ele nota, o sistema “tem uma vacina muito importante: o primeiro-ministro não precisa fazer concessão ao populismo para governar”, já que é eleito por parlamentares. Um dos argumentos contrários é a instabilidade se houvesse trocas frequentes de primeiro-ministro.

Freire rebate. “Em Portugal, chamam até de geringonça, porque é um arranjo de maioria. Se o partido que não faz parte do governo não votar a favor, cai o governo, então ele é muito mais responsável, mais estável.”

###

NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – A tese do semiparlamentarismo foi levantada há alguns meses aqui na “Tribuna da Internet” por Willy Sandoval. Como se vê, ganhou adeptos no Congresso e no Planalto. Para adotar esse sistema, os políticos têm de mudar a Constituição. Em 1993, pela segunda vez o parlamentarismo foi rejeitado em plebiscito. Se perguntarem de novo, será recusado outra vez. Os políticos deveriam decidir o que é melhor para o país sem consultar o povo, até porque eles são representantes do próprio povo. (C.N.)


18 de julho de 2017
Thais Bilenky
Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário