"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 5 de maio de 2017

PROTESTO, TUMULTO E SPRAY DE PIMENTA NA CHEGADA DE DIRCEU A BRASÍLIA


Brasilia,DF,Brasil 04.05.2017 manifestantes do movimento #nasruas fazem protesto em frente ao predio onde Jose Dirceu deve morar com a esposa e a filha apos deixar a prisao em Curitiba.  Eles inflaram um boneco do ministro do STF Ricardo Lewandowski e protestam contra a decisão do STF de libertar Dirceu. Foto: Pedro Ladeira/Folhapress cod 4847
Manifestantes levaram um boneco gigante de Dirceu
A chegada do ex-ministro José Dirceu a Brasília foi marcada por tumulto na noite desta quinta-feira (4). Manifestantes que se aglomeravam em frente ao prédio do petista invadiram a garagem do edifício atrás do carro que o transportava vindo de São Paulo. Aos gritos de “ladrão” e “paga o que deve”, eles perseguiram o veículo, em círculo, por cerca de dez minutos, até que Dirceu conseguisse desembarcar com a ajuda de policiais militares, que usaram spray de pimenta para dispersar os manifestantes. O spray atingiu Dirceu, que subiu de elevador lacrimejando.
Os protestos contra a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) de libertar o ex-ministro na quadra onde o político irá morar contaram com pessoas ligadas ao grupo Nas Ruas e moradores. Eles carregavam cartazes com críticas ao STF e elogios ao juiz Sergio Moro, da Lava Jato.
INVASÃO DA GARAGE – Dirceu chegou por volta das 21h20 em sua nova residência, no bairro Sudoeste, próximo à região central. Os manifestantes que não conseguiram invadir a garagem se aglomeraram na porta, gritando palavras de ordem.
Às 21h40, cerca de 50 moradores e membro do movimento NasRuas ainda se concentravam sob a janela do apartamento, usando megafones e gritando “volta pra cadeia” e “não vai ter sossego”.
“O protesto é mais contra o STF do que contra o Dirceu em si”, afirma Carla Zambelli, líder do NasRuas, que diz que o tribunal é “partidário” e que “falta comprometimento com a Justiça”.
“Impeachment no STF já”, gritava uma mulher. “Dirceu, ladrão, seu lugar é na prisão”, cantavam os manifestantes, enquanto carros passavam buzinando. Foi erguido um boneco inflável do ministro do STF Ricardo Lewandowski carregando a estrela petista.
PANELAÇO – Nas janelas, alguns dos novos vizinhos do petista batiam panelas. “Acho que a convivência vai ser difícil”, afirma o aposentado Luiz Henrique Araujo, 51, que decidiu participar do protesto quando descobriu que o ex-ministro moraria em sua quadra. “A gente tem esperança que isso seja revertido e ele volte pro lugar de direito, a prisão”, diz.
Depois de ver a mulher, Simone Tristão, Dirceu telefonou para amigos próximos para dizer que estava tranquilo, mas preocupado com a segurança da filha caçula, Antonia, de 6 anos.
Disse que não pretende mudar de apartamento, apesar da rejeição da vizinhança. Amigos já consideram algum tipo de segurança permanente para ele e a família no período em que estiver em Brasília.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Embora esteja teoricamente livre, Dirceu acabou ficando em prisão domiciliar. Não pode sair às ruas, porque os protestos serão inevitáveis. Portanto, tornou-se prisioneiro de si mesmo, até o Tribunal Regional Federal mandá-lo e volta à prisão(C.N.)

05 de maio de 2017
Angela Boldrini e Marina Dias
Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário