"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 25 de maio de 2017

PIADA DO ANO: FHC DIZ QUE NÃO SERÁ CANDIDATO NA ELEIÇÃO INDIRETA DO PÓS-TEMER



FHC está em campanha e todo dia dá entrevista 
Interpelado na tarde desta quarta-feira sobre se apresentaria candidatura em uma eventual eleição indireta, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso respondeu bem-humorado: “Eu? Olha para a minha cara, minha idade. Está louco?” — disse FHC, que está com 85 anos.
O tucano afirmou que o país ainda não vislumbra uma saída satisfatória em um eventual pós-Temer e que isso explica porque o PSDB ainda não se decidiu sobre se manterá ou não o apoio ao presidente, alvejado há uma semana por denúncias de corrupção no bojo da delação do empresário da JBS Joesley Batista:
“Temos que ter responsabilidade. Não pode tomar uma decisão a respeito de um governo sem saber qual é o outro passo. Hoje a situação se agravou. Viu-se em Brasília reações do tipo inaceitável, de violência” — afirmou, comentando a depredação ocorrida na Esplanada dos Ministérios.
SITUAÇÃO INSTÁVEL — “Não pode dizer ‘sai do governo’, ‘não sai do governo’, ‘fica no governo’ sem tomar em consideração o que está acontecendo. A situação é muito instável no Brasil. Acho que responsavelmente temos que pensar sempre: e amanhã? Vai dizer: ‘Eu não brinco mais’. Mas o que você vai fazer amanhã. Ainda estamos elaborando esse amanhã. E isso não é só o PSDB. É o Brasil inteiro”, disse.
Em relação a uma eventual saída de Temer, FHC notou que o presidente tem perdido legitimidade para o cargo dia após dia. “O Brasil inteiro está inquieto porque está sentindo que está havendo um esvaziamento do poder, do que delegamos para que seja feito, de legitimidade e é preciso reconstruir essas formas de ação efetivas do Estado”.
Apesar disso, o ex-presidente não quis comentar um cenário de eleição indireta nem um eventual acordo com o PMDB para que Temer saia e seja substituído por um nome de conservação. “Eu não sei nem se vai haver esse caso” — disse.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – Pode ser até que FHC não seja candidato à eleição indireta para suceder Temer, se não der certo a costura que desde a semana passada está tentando fazer com o PT, para unir as duas grandes bancadas. Mas ele é candidatíssimo, na onda do Konrad Adenauer, eleito para governar a Alemanha aos 85 anos. Da mesma forma que afirmou “esqueçam tudo o que eu escrevi”, FHC vai pedir que esqueçam tudo o que ele disse(C.N.)

25 de maio de 2017
Mariana Sanches
O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário