"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 4 de maio de 2017

GEBRAN NETO, RELATOR DA APELAÇÃO DE DIRCEU, É IMPLACÁVEL NO COMBATE À CORRUPÇÃO

Resultado de imagem para desembargador federal joão pedro gebran neto
Gebran Neto já está concluindo o seu parecer
O primeiro dos dois processos em que o ex-ministro José Dirceu já foi condenado em primeira instância na Lava Jato aguarda desde janeiro a finalização do relatório para ser colocado em pauta no TRF (Tribunal Regional Federal) da 4ª Região, em Porto Alegre. No entanto, não há previsão legal para que o julgamento ocorra. Os recursos criminais da Lava Jato em Curitiba são decididos pela Oitava Turma do TRF4, composta por três juízes federais. Na segunda ação, que condenou Dirceu em março deste ano, ainda não houve recurso para a corte.
Ambas as sentenças foram proferidas pelo juiz Sergio Moro. O ex-ministro foi condenado a uma pena total de 32 anos. Na primeira condenação, de junho de 2016, por recebimento de propina em esquema de contratos superfaturados da Engevix com a Petrobras.
O processo chegou ao TRF em agosto do ano passado e ficou pronto para análise do relator, o juiz João Pedro Gebran Neto, no dia 17 de janeiro deste ano. Antes, estava aberto para manifestações dos réus e do Ministério Público Federal.
SEM ATRASOS – Segundo o TRF4, “não há atrasos no julgamento dos processos de segundo grau da Operação Lava Jato” e “as ações tramitam respeitando os prazos legais”.
No segundo processo contra Dirceu, em que ele é condenado por recebimento de propina da empresa Apolo Tubulars, os procuradores ainda apelam ao próprio Moro. Eles pedem que a sentença seja modificada.
Já os advogados do ex-ministro, liderados por Roberto Podval, pedem “inconformados totalmente com a sentença” que os autos sejam remetidos ao Tribunal Regional Federal. Eles sempre negaram que Dirceu tenha cometido irregularidades.
Entre os dois pedidos, Moro acolheu primeiro o dos procuradores e deu prazo para que eles apresentassem as suas justificativas.
PARECER – Na turma da Lava Jato no TRF-4, Gebran Neto conclui o relatório dos processos, e os autos são enviados para o revisor, Leandro Paulsen, que pauta a data do julgamento.
Outros réus da Lava Jato presos preventivamente a pedido de Moro e soltos na última semana pela Supremo também não têm, ainda, data para julgamento. É o caso do pecuarista José Carlos Bumlai, que foi sentenciado por Moro em setembro. O gabinete de Gebran Neto começou a analisar o processo em 20 de abril. No caso de João Cláudio Genu, ex-tesoureiro do PP condenado em dezembro, a ação ainda não está pronta para conclusão do relator.
Segundo o TRF4, das 18 apelações ao tribunal contra sentenças definitivas da Lava Jato, metade já foi julgada pelo tribunal.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – Como o réu Dirceu já está em liberdade, o desembargador federal Gebran Neto vai acelerar o parecer e a Oitava Turma deve considerar prioritário o julgamento da apelação do ex-ministro. Isso significa que Dirceu pode voltar à cadeia mais rápido do que se pensa. Embora não se possa prever decisão de juiz, as perspectivas para Dirceu são sombrias. O relator da Lava Jato no TRF4 é considerado implacável no combate à corrupção. Em 10 de outubro do ano passado, o desembargador federal Gebran Neto fez uma importante palestra na Associação Empresarial de Criciúma, em Santa Catarina, e deixou claro o que pensa sobre o papel do Judiciário no combate à corrupção. Os dias de liberdade de Dirceu são uma nuvem passageira, como se dizia outrora.(C.N)

04 de maio de 2017
José MarquesFolha

Nenhum comentário:

Postar um comentário