"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 13 de abril de 2017

ALGUM ACUSADO PEDIRÁ DIREITO DE RESPOSTA AOS VÍDEOS EXIBIDOS NAS EMISSORAS DE TV?


Resultado de imagem para videos das delações
Exibição dos vídeos das delações fortalece a Lava Jato
A liberação pelo STF dos videos dos delatores expondo suas delações – a começar pela de Marcelo Odebrecht – fortalece extraordinariamente a Operação Lava-Jato e aprofunda as consequências políticas relativas à corrupção diretamente exposta pelos que participaram do processo que culminou com o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. O clima de tensão política cresceu ainda mais no país porque uma coisa é se ter conhecimento indireto de fatos. Outra é vê-los expostos por parte de uma face da corrupção que se generalizou no país.
Ontem, assistiu-se delações de Marcelo Odebrecht e de seu pai Emílio Odebrecht. Mas o fato é que a decisão do Supremo aplica-se a todos os demais delatores, já que não faria sentido que o processo de divulgar a fala dos empresários envolvidos, restringindo-a a um só caso.
A liberação dos videos que a população brasileira assistiu ontem estender-se-á aos depoimentos de demais empresários, como, por exemplo, os da OAS e Andrade Gutierrez. As imagens assim acrescentam um peso extraordinário aos depoimentos feitos pelos delatores. São informações detalhadas como as de Marcelo Odebrecht que deixam estarrecidas a sociedade brasileira, com reflexo inevitável no exterior.
DIREITO DE RESPOSTA – Além disso, as imagens vão contribuir para acelerar a apreciação dos processos pelo Poder Judiciário e encurralam as pessoas citadas, na medida em que possuem o direito de resposta, mas dificilmente se apresentarão para fazê-lo. Uma questão conduz a outra. O acusado injustamente, é lógico, se revoltaria com a inclusão de seu nome e faria questão de usar o mesmo tempo nas redes de televisão para refutá-las. Este aspecto é essencial.
A partir de agora, a crise aberta pela corrupção que inundou o país vai se aprofundar. Pois a face do escândalo foi exposta aos olhos e à consciência de todos. A Operação Lava-Jato sai ainda mais fortalecida do episódio, da mesma forma que o desempenho da Procuradoria-Geral da República ao formular as suas denúncias.
Essas denúncias estão mantidas e confirmadas pelos próprios delatores. Vamos aguardar se os acusados responderão.
Não é provável.

13 de abril de 2017
Pedro do Coutto

Nenhum comentário:

Postar um comentário