"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 3 de novembro de 2016

MORO ACEITA DENÚNCIA E PALOCCI VIRA RÉU POR CORRUPÇÃO E LAVAGEM DE DINHEIRO

JUIZ FEDERAL SÉRGIO MORO ACEITOU DENÚNCIA DE CORRUPÇÃO E LAVAGEM
PALOCCI FOI PRESO NA 35ª FASE DA LAVA JATO EM 26 DE SETEMBRO E ESTÁ PRESO NA CARCERAGEM DA PF EM CURITIBA


O juiz federal Sérgio Moro aceitou nesta quinta (3) a denúncia de corrupção ativa, passiva e lavagem de dinheiro contra o ex-ministro Antonio Palocci apresentada pelo pelo Ministério Público Federal (MPF). Além do petista, preso há mais de um mês, Moro aceitou denúncia contra Marcelo Odebrecht e o casal de marqueteiros João Santana e Mônica Moura pelos mesmos crimes. O ex-tesoureiro do PT João Vacarri Neto e o ex-diretor da Petrobras Renato Duque foram denunciados por corrupção passiva.

Confira a lista dos denunciados e os crimes cometidos:

-Antonio Palocci - corrupção passiva e lavagem de dinheiro
-Marcelo Odebrecht - corrupção ativa e lavagem de dinheiro
-Monica Moura - lavagem de dinheiro e corrupção passiva
-João Santana - lavagem de dinheiro e corrupção passiva
-João Vaccari Neto - corrupção passiva
-Renato Duque - corrupção passiva
-Branislav Kontic - corrupção passiva e lavagem de dinheiro
-Fernando Migliaccio da Silva - lavagem de dinheiro
-Hilberto Mascarenhas Alves da Silva Filho - lavagem de dinheiro
-Luiz Eduardo da Rocha - lavagem de dinheiro
-Olivio Rodrigues Junior - lavagem de dinheiro
-Marcelo Rodrigues - lavagem de dinheiro
-Rogério Santos de Araújo - corrupção ativa
-João Ferraz - corrupção passiva
-Eduardo Musa - corrupção passiva

A força-tarefa da Lava Jato em Curitiba pediu que os denunciados paguem à Petrobras R$ 505 milhões que teriam sido desviados por meio de fraudes na contratação de um estaleiro da Odebrecht para a construção de sondas do pré-sal.

O valor da indenização pedida pelos procuradores equivale ao dobro da propina que a Lava Jato identificou que teria sido paga para favorecer o estaleiro Enseada do Paraguaçu (pertencente à Odebrecht) na licitação das sondas do pré-sal pela Sete Brasil, empresa de economia mista e na qual teria sido replicado o esquema de corrupção existente na Petrobras.

Na denúncia, o MPF pediu o bloqueio de R$ 284.696.735,92, cerca de 0,9% dos valores dos contratos firmados entre a Sete Brasil e a Petrobrasx, além da lavagemd e dinheiro.


03 de novembro de 2016
diário do poder

Nenhum comentário:

Postar um comentário