"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 19 de junho de 2016

PRIVATIZAR A PETROBRAS NÃO RESOLVE NADA, O IMPORTANTE É COMBATER A CORRUPÇÃO

http://sindipetroalse.org.br/manager/comum/uploads/noticia/951/ori_cfe01ba293592a450b224e84ddd1ae10.jpg

O presidente Fernando Henrique Cardoso privatizou um monte de estatais. Só que ele se esqueceu de mandar prender os ladrões, que apenas saíram das empresas privatizadas e foram saquear outras estatais… 

Somos roubados pelos menos ladrões há gerações. Se privatizarem todas as estatais, os ladrões serão nomeados para algum cargo importante dos poderes Executivo, Legislativo ou Judiciário e continuarão roubando o dinheiro do orçamento.
Seria possível privatizar os três poderes, integralmente? Claro que não. Portanto, vamos esquecer essa teoria simplista de que poderemos esterilizar a máquina pública apenas pela privatização, sem antes prendermos os ladrões.
CERTEZA DA IMPUNIDADE 

A solução no Brasil não é privatizar tudo, pois empresas estatais existem em todos os países. Percebam que os ladrões presos pela Lava Jato são empresários de empresas privadas que tinham a certeza da impunidade. Ou seja, o problema no Brasil é a impunidade total para roubar.
Prendam-se os atuais acusados, sejam empresários, políticos, autoridades ou empregados, e logo veremos o quanto os ratos ficarão menos afoitos.
O Brasil é muito esculhambado para se deixar uma empresa do tamanho da Petrobras agir como cartel, monopólio ou oligopólio privado, uma vez que toda a empresa privada visa, exclusivamente, o maior lucro com o menor custo possível…
Concordo com a quebra de monopólio, mas discordo da privatização.
CARGOS COMISSIONADOS 

Se é para mudar e cortar despesas públicas, comecemos eliminando os cargos comissionados, que foram criados, propositalmente, pelos políticos para colocarem um comparsa como olheiro em cada fase das licitações, em cada fase da realização de obras e em cada órgão responsável por fiscalizar os gastos públicos.
Os cargos comissionados não geram apenas a despesa dos salários dos comissionados, geralmente incompetentes e incapazes de entrar no serviço público via concurso. 
Geram todos os males que são causados pela teia de proteção da corrupção instalada em cada órgão público.

19 de junho de 2016
Francisco Vieira

Nenhum comentário:

Postar um comentário