"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 19 de junho de 2016

A ONU DENUNCIA QUE 10% DOS HOMICÍDIOS DO MUNDO ACONTECEM NO BRASIL





Charge do Newton Silva (newtonsilva.com)


















Um estudo publicado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2014 afirmou que 10% dos homicídios no mundo em 2012 ocorreram no Brasil. 
O país apresentou uma taxa de homicídios de 25,2 por 100 mil pessoas, a terceira pior da América do Sul, atrás de Venezuela (53,7) e Colômbia (30,8). 

De acordo com a pesquisa, Honduras foi considerado o local mais violento, com uma taxa de 90,4. 
Do outro lado do ranking, Mônaco e Liechtenstein apresentaram taxa zero de homicídios. 

Ao todo, dados de 219 países ou territórios foram analisados.
Nos Estados Unidos, a taxa ficou em 3,8 por 100 mil habitantes. 
O país é citado com frequência pelos defensores de uma legislação mais permissiva como um exemplo de que o livre acesso às armas inibe a criminalidade. 

O coordenador de advocacy do Instituto Sou da Paz, Felippe Angeli, contesta o argumento e afirma que o país deve ser comparado dentro do grupo de nações mais ricas. 

Entre os 15 países com maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), os EUA apresentam a maior taxa de homicídios. 
Em segundo lugar, vem o Canadá, com 1,4. Cingapura e Islândia estão nas situações mais favoráveis, com índice de 0,3.
— Os EUA estão em situação distinta dentro deste grupo e têm aumentado o debate sobre o controle das armas, enquanto o Brasil caminha no sentido contrário — critica.
APELO DE OBAMA – Após a tragédia na boate em Orlando, na Flórida, em que um atirador fez 49 vítimas, o presidente Barack Obama voltou a cobrar do Congresso medidas que dificultem o acesso da população às armas de fogo. 
De acordo com Angeli, pesquisas mostram que os estados americanos onde há mais restrições apresentam taxas menores de homicídios.
Em relação ao comércio de armas de fogo, não há um dado global consolidado, mas, com base em informações do Exército, o Instituto Sou da Paz afirma que 74.866 armas foram comercializadas no Brasil em 2013. 
Em 2004, primeiro ano do Estatuto, foram 30.515.
— Algumas hipóteses são leis que permitiram porte para auditores fiscais da Receita, guardas municipais e o aumento no número das empresas de segurança — avalia Angeli.
###

NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 


Na mesma edição de O Globo, está publicada outra estranha matéria dizendo que a proibição das armas evitou 133.987 mortes no período de dez anos, entre 2004 e 2014. 

A tal pesquisa não tem base concreta, apenas comprova o ditado de que as estatísticas podem ser torturadas até confessar o resultado que se pretende obter. 

O fato é que o governo Lula desarmou os homens de bem, desrespeitando um plebiscito nacional, e os bandidos dominam o país. (C.N.)

19 de junho de 2016
Marco Grillo
O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário