"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 21 de abril de 2016

CARDOZO DEFENDE O DIREITO DE DILMA DENUNCIAR O "GOLPE" NA ONU



O advogado-geral da União, José Eduardo Cardozo, conversa com jornalistas após reunião com senadores petistas
Cardozo, cercado pelos jornalistas no saguão do Supremo



















O advogado-geral da União, José Eduardo Cardozo, defendeu nesta quarta-feira (20) o direito de a presidente Dilma Rousseff  eventualmente falar em assembleia da ONU (Organização das Nações Unidas) sobre a votação do impeachment que derrotou o governo na Câmara dos Deputados no último domingo (17).
“É uma decisão que ela toma, é legítimo que o faça, ela fará no exercício de suas funções como representante do Estado brasileiro”, disse o ministro ao sair de sessão no STF (Supremo Tribunal Federal) que julgaria nomeação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva mas foi adiada por decisão do tribunal.
O evento na ONU está previsto para a sexta (22) em Nova York (EUA), e Dilma planeja qualificar o impeachment como “golpe”, segundo a Folha apurou.
Cardozo, porém, não confirmou o teor do pronunciamento. “Não cabe a mim definir isso, eu faço apenas a defesa jurisdicional. O que ela irá falar é uma decisão dela e daqueles que a acompanham na área internacional.”
NA JUSTIÇA
Cardozo repeliu a possibilidade de alguma parte contrariada contestar judicialmente o discurso de Dilma.
“A presidente da República é chefe de governo e chefe do Estado, ela tem o direito de representar o pais com pronunciamento naquilo que ela acha que deve fazer. Ela está no exercício pleno do seu mandato e como tal deve agir.”
Indagado sobre a opinião de ministros do STF que, minutos antes, haviam criticado à imprensa uma eventual “denúncia internacional” de Dilma sobre o processo na Câmara, Cardozo respondeu:
“Os ministros falam como cidadãos, expressando sua opinião. Não está em apreciação, em disputa, essa questão no STF. Há que se respeitar a opinião de todos os cidadãos, como também há que se respeitar a posição de uma chefe de Estado que legitimamente vai representar o país no exterior em um evento que ela já havia confirmado anteriormente”.
###

NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 

 Pouco a pouco, José Eduardo Cardozo vai perdendo prestígio junto à classe jurídica. Ele é procurador do município de São Paulo e professor da Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Por seu destempero ao defender Dilma Rousseff sem se afastar da AGU, adotando a tese de que impeachment é golpe, está sendo repudiado pelas mais diferentes associações de profissionais do Direito, incluindo a OAB. Cardozo jogando sua biografia na lata do lixo. Depois que isso tudo acabar, ele terá de enfiar a mão na sujeira para tentar resgatar sua antiga imagem. Será que vai conseguir? (C.N.)

21 de abril de 2016
Rubens Valente e Márcio Falcão
Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário