"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 21 de março de 2016

POLÍTICA BRASILEIRA JÁ VIROU PIADA NO EXTERIOR



Dilma agora quer se fazer de vítima perante a imprensa estrangeira

















Não sei até que ponto o governo tem consciência de que se tornou, nos últimos dias, uma piada mundial. Acabo de ler, na coluna de Kennedy Alencar, que Dilma se vitimizará e dirá à mídia internacional que pode sofrer um golpe, numa série de entrevistas sobre a crise, que a mandatária dará , na próxima semana, a veículos estrangeiros. Oi?! Será que piraram de vez?
Segundo o “jornalista”, Lula no governo é a única chance de evitar o impeachment, pois, mesmo desgastado, “ele tem capacidade de articulação política maior do que Dilma e, na Casa Civil, passaria a responder às acusações da Lava Jato perante o Supremo Tribunal Federal e não ficaria sujeito ao juiz federal Sérgio Moro”.
Isto, para um leigo como eu, tem som de confissão… Mas, se mal pergunto, com quais jornais cara-pálidas a presidenta pretende conversar?
PIADAS DE PORTUGUÊS
Escutei no noticiário Última Hora, da TV SIC portuguesa que embora seja uma “piada” e pareça “novela”, (o comentarista chama-se Luís Marques Mendes) é “fato” que Lula está tentando ir para o governo “para salvar a própria pele“, que quase 70% dos brasileiros desejam o impeachment, que 60% deles jamais votariam em Lula da Silva e que ele deverá ter a prisão preventiva decretada nos próximos dias.
Na semana passada um jornalista português agradeceu a Lula por reconciliar o povo português com a Justiça da terrinha. Pelo menos, dizia ele, “os criminosos portugueses fogem para o Brasil, enquanto que os ladrões, no Brasil , se escondem no governo”. Hoje um jornal português publicou foto de Lula sob a palavra PROCURA-SE, com informa o site PensaBrasil.
DIZ THE GUARDIAN
Por outro lado, The Guardian cuja linha editorial, dentre todos os jornais do Reino Unido, é a mais à esquerda, faz a análise da “extraordinária crise política brasileira ”e finaliza o seu editorial de domingo – o Observer – afirmando:
“Este colapso de governança explodiu nas ruas das cidades do Brasil, na semana passada, com milhões de pessoas exigindo a renúncia de Rousseff (…) Uma óbvia preocupação é que estes protestos, se não forem controlados, podem degenerar em violência generalizada, com risco de intervenção militar. A democracia no Brasil, restaurada em 1985 após 20 anos de ditadura militar, não é uma planta tão robusta que não possa ser arrancada de novo por uma combinação de fracasso político e emergência econômica. O dever de Dilma é simples: se ela não pode restaurar a calma, ela deve renunciar e convocar novas eleições.”
EXPLICAÇÕES RIDÍCULAS
Nem me preocupei em checar a mídia americana – o The New York Times ontem afirmou que as explicações de Dilma são ”ridículas” – mas dei uma passada pelo Liberátion, o mais vermelhinho dos jornais franceses.
O título da matéria assinada por Chantal Rayes, correspondente da publicação em São Paulo, é “Lula, o ícone fracassado”. E o texto continua na mesma toada:
“Mitos também morrem, pois de repente, Luiz Inácio Lula da Silva, ex-presidente do Brasil (2003-2011), que deixou o poder aureolado de glória, é só mais um político salpicado pela sujeira da corrupção e pela suspeita de enriquecimento pessoal”.
O francês vai além, teclando que a piada nas redes sociais foi , dia destes, adivinhar quem era o autor da seguinte frase:
“No Brasil, quando um pobre rouba vai para a cadeia, mas quando um rico rouba, ele vira ministro.”
IDEIA DE JERICO
Como se pode ver, as tais entrevistas a jornalistas estrangeiros são outra péssima ideia, e, não tenho qualquer dúvida, fariam um grande estrago no que resta da imagem internacional da quadrilha.
No entanto, não sou cínico o bastante para não sentir vergonha alheia, e a exposição dessa louca de pedra, ao fim e ao cabo, fará mais mal ainda ao país.

21 de março de 2016
Moacir Pimentel

Nenhum comentário:

Postar um comentário