"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 21 de março de 2016

MST ATACA A POLÍCIA FEDERAL, O MPF, A JUSTIÇA E A REDE GLOBO



Charge do Nani (nanihumor.com)














Desde a semana passada, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) está distribuindo às suas bases em todos os Estados um manifesto a favor do governo Dilma Rousseff, em que culpam setores da Polícia Federal, da Procuradoria da República (Ministério Público Federal) e da Justiça pelo agravamento da crise que o país atravessa. O documento acusa “os capitalistas que querem apenas lucro fácil” e lutam para “reimplantar no país o neoliberalismo”. E anuncia que o MST fará manifestações e atos em âmbito nacional por volta do dia 17 de abril. Confira o texto do manifesto em que é convocado o chamado “exército” de Stédile.
###
ASSUNTO: GRAVE SITUAÇÃO DO PAÍS
.
Estimados companheiros/as,
Certamente todos/as estão acompanhando com atenção os desdobramentos da crise politica no país. Há um clima de tensionamentos, de enfrentamentos e de muitas manipulações de informações pelas redes sociais e de incitamento social.
Em nome da Direção Nacional do nosso movimento, queremos chegar a cada um de voces, para compartilhar alguns elementos de reflexão sobre esse momento e dos encaminhamentos políticos que estamos orientando.
O Brasil vive uma grave crise econômica, social, politica e ambiental, que afeta a toda sociedade e que está relacionada com o contexto da crise mundial do capitalismo, com a situação de dependência de nosso país, com os erros do governo na política econômica e com a sanha dos capitalistas que querem apenas lucro fácil, sem se preocupar com os destinos do pais e a solução dos problemas do povo.
Diante da crise há uma disputa permanente de projetos para saida da crise. Os setores da burguesia que dominam a economia e estão alinhados com o capital estrangeiro querem a volta ao neoliberalismo. Porem nao podem dizer explicitamente ao povo que querem privatizar a Petrobras, diminuir os recursos  públicos para  solução dos problemas   do povo. E não conseguiram isso através do voto, nas ultimas eleições presidenciais.
Assim, uma parcela da sociedade, a chamada pequena burguesia tem ido às ruas, vociferar seu ódio, como forma de incentivar a população a se manifestar contra o governo e pregando claramente um golpe. Derrubar a Dilma é a necessidade deles, para voltar o projeto do neoliberalismo, para voltar a terem controle tambem do executivo, das leis.
Por outro lado, se formou uma triplice aliança entre setores do Ministério Publico Federal, setores do poder judiciário e da Policia Federal, com apoio explicito da Rede Globo, para criar fatos políticos manipulados, para condenar antecipadamente o ex-presidente Lula. E criar uma situação de ilegalidade e perseguição politica. Selecionam, manipulam e vazam as informações que só atingem pessoas que representam a esquerda. Querem no fundo, derrubar o governo Dilma, inviabilizar a candidatura Lula e derrotar politicamente as ideias de esquerda no pais.
A Globo tem sido o principal instrumento golpista que manipula e agita a opinião publica distorcendo os fatos e gerando um clima de ódio. É o DNA golpista da Globo se manifestando mais uma vez.
Para as forças populares, para a esquerda em geral, só há um caminho: ir para as ruas. Ir à luta para defender a democracia, para defender os direitos dos trabalhadores, para exigir mudanças na politica econômica, para defender a Petrobras e demonstrar ao povo, quem são os verdadeiros inimigos do país
O MST participa ativamente da Frente Brasil Popular, que tirou um calendário de mobilizações em todo país. Amanhã, dia 18/3 estão programadas grandes manifestações em todas as capitais e cidades importantes. É muito importante, decisivo, que participemos massivamente nessas manifestações. Assim,conclamamos a todos para colocar energias e estimular a ampla participação nessas mobilizações populares
No dia 31 de março, que lembra triste data do golpe militar, devemos fazer plenárias, mobilizações nos municípios do interior, para levar esse debate ao maior numero possível de pessoas , da população em geral. Devemos aproveitar para debater a natureza da crise e quais seriam as verdadeiras saídas, combatendo o golpe, e defendendo mudanças para melhorar as condições de vida do povo. Defenderemos a democracia e o mandato da Presidenta. Mas queremos mudanças na politica econômica.
Nosso Movimento,em particular, juntamente com outros movimentos do campo, vamos também nos mobilizar durante todo mês de abril, para recolocar no debate a reforma agraria. Queremos que se retome as politicas publicas para agricultura familiar e que se retome os assentamentos.
Conclamamos a cada um, para reunir-se nas bases, assentamentos, acampamentos e preparar nossas mobilizações no mes de abril, em torno do dia 17 de abril, para lembrar o massacre de 21 companheiros assassinados, ate hoje impunes, depois de 20 anos.
Nosso futuro é a luta. E só vence quem lutar. Por isso, não é momento de ficar parado, apesar da perplexidade com a conjuntura mudando a cada momento.
Recomendamos também que com aumento do tensionamento, fiquemos alerta, não caiamos em provocações da direita, devemos sempre atuar em coletivo. Devemos ter cuidados especiais com a segurança das pessoas, dos militantes e de nossas estruturas coletivas.
Esse é o momento de ficarmos alertas, se reunindo com o povo, repassando nossas análises, provocando o debate sobre as saídas da crise, e organizando as mobilizações em nossos municípios e participando das atividades nas capitais.
Vamos à Luta!
Um forte abraço a todos e todas
Coletivo da Direção Nacional
São Paulo,17 de março de 2016
PS:  divulguem a todos militantes na base

21 de março de 2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário