"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 23 de março de 2016

MORO PÓE SOB SIGILO "SUPERPLANILHA" DA ODEBRECHT COM VALORES PARA POLÍTICOS

LISTA ENCONTRADA PELA PF TEM NOMES LIGADOS ÀS PRINCIPAIS SIGLAS DA BASE ALIADA E DA OPOSIÇÃO

LAVA JATO ACHOU SUPERPLANILHA DA ODEBRECHT COM VALORES PARA POLÍTICOS E PARTIDOS (FOTO: FÁBIO RODRIGUES POZZEBOM/ABR)


O juiz federal Sérgio Moro decretou na tarde desta quarta-feira, 23, sigilo sobre a superplanilha da Odebrecht que cita ao menos 200 políticos e partidos como supostos destinatários de valores da empreiteira. O magistrado pediu ao Ministério Público Federal que se manifeste sobre “eventual remessa” da documentação ao Supremo Tribunal Federal (STF).

O documento foi encontrado após devassa da Polícia Federal na residência de um dos executivos-chave do esquema de propinas na empreiteira, Benedicto Barbosa Silva Junior, no Rio de Janeiro. Foram sete arquivos onde aparecem inúmeras planilhas e tabelas, algumas separadas por Estados e regiões do Brasil e outras por partidos, com nomes dos principais políticos do País.

Também há inúmeras anotações manuscritas fazendo referência a repasses para políticos e partidos, acertos com outras empresas referentes a obras e até documentos sobre “campeonatos esportivos”, que lembram documentos semelhantes já encontrados na Lava Jato e revelaram a atuação de cartel das empreiteiras em obras na Petrobras.

As buscas fazem parte da 23ª fase da Lava Jato, a Acarajé, que teve como alvo o casal de marqueteiros João Santana e Monica Moura que atuaram nas campanhas de Lula (2006) e Dilma Rousseff (2010 e 2014) e também o executivo da Odebrecht, apontado pelos investigadores como o canal de Marcelo Odebrecht para tratar de doações eleitorais e repasses ilícitos a políticos.




23 de março de 2016
diário do poder

Nenhum comentário:

Postar um comentário