"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 7 de março de 2016

LULA NA POLÍCIA FEDERAL


jj
É muito claro que o que está impedindo a volta da prosperidade no Brasil é a presença do PT no poder.

Leandro Narloch errou ao escrever no seu blog na Veja que o juiz Sérgio Moro errou ao determinar a condução coercitiva do ex-presidente Lula para prestar depoimento no âmbito do inquérito da Operação Lava Jato. Discordo da sua tese. Desde o início das investigações tudo apontava como sendo Lula o chefe da organização criminosa que operava desde a Presidência da República. Se algo estava errado era o simples fato de Lula até então não ter sido molestado pelos policiais. Outros atores, por muito menos, tiveram a prisão preventiva decretada.
Entendo não haver motivos para sua prisão preventiva, todavia, até porque não tem a possibilidade de fazer delação premiada, pois é o Chefe. Não tem a quem dedar. O espetáculo midiático e a chicana jurídica que Lula patrocinou ao ser convocado para depor no âmbito da Procuradoria do Estado de São Paulo deixou claro que ele se julga acima da lei e além do Código Penal. Os investigadores aproveitaram a comoção causada pela divulgação da delação premiada do senador Delcídio Amaral para fazer o que precisava ser feito.
Lula desmoronou. Sua fala apoplética depois de sair da Polícia Federal mostrou que ele acusou o golpe. Fez apelo direto aos seus sequazes dos movimentos sociais, repisando as tiradas populistas de sempre. Lula conseguiu novamente assustar a classe média, desabituada aos rompantes verbais que eram típicos até 2002. É o Lula furioso contra tudo e contra todos que sempre foi. É claro que essa fala só lhe reduziu o número de adeptos, nada agregou.
Lula e o PT tentaram mostrar que a operação policial é resultado de uma suposta conspiração das elites contra eles, o que é falso. Estamos diante apenas dos ritos judiciais preliminares a um julgamento que, pela abundância de provas, poderá resultar em uma condenação. Veja-se que Lula defendeu os empreiteiros que lhe foram generosos e não teve nenhuma palavra para condenar ou desautorizar aqueles que fizeram delação premiada. Quer fazer com que o público creia que tudo está dentro da normalidade e que nada de errado poderia emanar de suas ações, mesmo aquelas envolvendo óbvias e vultosas falcatruas.
Ao se comparar a uma jararaca ferida na cauda, mas com a capacidade de ação resguardada, Lula foi muito feliz com a imagem. De fato, ele é como uma serpente venenosa que ameaça e pode devorar o Brasil.
A situação é tão paradoxal que o mercado, sentindo a iminente queda do governo do PT e a provável prisão dos seus líderes, reagiu racionalmente, promovendo a valorização do real ante ao dólar e a elevação dos índices da Bolsa de Valores. É muito claro que o que está impedindo a volta da prosperidade no Brasil é a presença do PT no poder. Sua remoção será mais do que uma higienização no trato da coisa pública, será a restauração da confiança perdida, condição para a retomada dos investimentos.
Podemos dizer que a forma da condução das investigações no âmbito da Operação Lava Jato está correta. Levar Lula “sob vara” para depor era uma necessidade para demonstrar que ninguém está acima da Justiça e das leis. Quem fala grosso é a polícia, que tem o dever de dobrar os arrogantes e insubordinados. O timing foi perfeito. É preciso elogiar o trabalho realizado. Leandro Narloch e quem concorda com ele estão errados.
Hoje o Brasil amanheceu melhor.
07 de março de 2016
 NIVALDO CORDEIRO

Nenhum comentário:

Postar um comentário