"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

OS SEM GRAVATA




Os sinais sutis do avanço da Nova Ordem Mundial são quase imperceptíveis aos desatentos e deliberadamente omitidos pela imprensa amestrada.

O objetivo oculto é atacar os chamados "valores tradicionais da burguesia".

Quando um molecote, então ministro das finanças de um país vizinho, apresentou-se às autoridades judiciais e governamentais de um país credor sem o adereço, pensei tratar-se de um insulto pueril contra os abutres.

Depois, vi cenas tomadas num parlamento de país europeu, outrora berço da civilização ocidental, onde muitos de seus membros usavam apenas camisas estampadas, sem paletó.

Agora, num dos países mais civilizados do mundo, vejo quase a mesma coisa.

É muito difícil que tamanho desrespeito aos próprios cidadãos seja fruto de uma coincidência; aparecimento espontâneo de surto de má educação ou maus modos em diversas partes do mundo.

Não se espantem: já estamos vendo, em Pindorama também, a crise da moda.

A outra grande crise (a moral) demorará para ser resolvida se dona onça se fizer de desentendida.



20 de janeiro de 2016
Carlos Maurício Mantiqueira é um livre pensador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário