"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 6 de novembro de 2015

UNIPENSEMOS ENQUANTO É TEMPO

dupli8


Com a crise das commodities desencadeada pela sucessão de mordidas e assopros da China ha uma nova onda de fusões e aquisições entre os gigantes globais do agronegócio. Logo logo haverá ainda menos vendedores dos insumos necessários à produção do que o mundo come e menos compradores do que suas vítimas conseguirem produzir suando de sol a sol nas lavouras do mundo do que os já muito poucos que chegaram vivos até aqui.
São esses "campeões internacionais" que decidirão doravante a que profundidade você terá de mergulhar em seu bolso para evitar a única outra "escolha" que restará a sua antiga majestade, o consumidor, que será pechinchar com seu próprio estômago...
Na área de saúde aqui mesmo neste "país de todos" houve 29 operações de fusões e aquisições desde a abertura do setor aos estrangeiros animadas pelas últimas desvalorizações do real.
dupli9

Se você está entre os famigerados 99% é provável que o SUS acabe sendo a parte que te cabe nesse latifúndio...
Para onde quer que se olhe é a mesma coisa: sinucas. Estas são só duas "chamadas" catadas a esmo nas primeiras páginas dos jornais de hoje. Todos os dias ha diversas desse genero tratando rigorosamente de todos os setores da economia em todo o mundo. Ha 30 anos ininterruptos, desde que a internet conectou os mercados de consumo e de trabalho de todos os "estados unidos" aos de todas as "chinas" da vida, têm havido recordes sucessivos de "fusões e aquisições" como aquelas que, ainda no longínquo século 19, fizeram os sempre execrados "capitalistas ianques" se levantarem contra os "robber barons" e instituir a unica legislação antitruste efetiva que o mundo já viu e que, por algumas décadas, de fato pos a classe operária mais perto do paraíso.
dupli2

Agora tudo isso, cada vez mais, é passado. E o que embalou esse retrocesso foi o "duplipensar" dos reacionários ditos "progressistas" de sempre. George Orwell, que cunhou a expressão na sua anti-utopia "1984", explicava assim o seu significado:
"Saber e não saber, estar consciente de sua completa sinceridade ao exprimir mentiras cuidadosamente arquitetadas, defender simultaneamente duas opiniões que se cancelam mutuamente, sabendo que se contradizem, e ainda assim acreditar em ambas; usar a lógica contra a lógica, repudiar a moralidade e apropriar-se dela, crer na impossibilidade da Democracia e que o Partido era o guardião da Democracia; esquecer o quanto fosse necessário esquecer, trazê-lo à memória prontamente no momento preciso, e depois torná-lo a esquecer; e acima de tudo, aplicar o próprio processo ao processo. Essa era a sutileza máxima: induzir conscientemente a inconsciência, e então, tornar-se inconsciente do ato de hipnose que se acabava de realizar. Até para compreender a palavra 'duplipensar' era necessário usar o duplipensar".
dupli1

Cabe, portanto, com os fatos frescos como estão ainda, unipensar enquanto é tempo e registrar os devidos direitos autorais:
Ninguém conseguiu por para rolar uma onda de desnacionalização mais completa e devastadora da economia brasileira que o nosso mais radical partido nacionalista no poder; ou orgia mais desenfreada para bancos e "rentistas" que os nossos mais renhidos "anticapitalistas"; ou ainda, tsunamis de privatizações compulsórias a preço de banana mais vis que os nossos mais ferrenhos defensores de uma economia estatizada.
Ninguém jamais promoveu processo mais amplo, geral e irrestrito de proletarização da classe operária planetária que a "vanguarda internacional do proletariado" esparramando universo afora a miséria dos "paraísos da classe operária".
Assim é que de fato está sendo.
dupli3


06 de novembro de 2015
vespeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário