"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 6 de novembro de 2015

COM VOCÊS, EDUARDO CUNHA E SUA ESPERANÇA DE SALVAÇÃO

Se não tiver mudado de opinião ontem à noite, Eduardo Cunha convocará, hoje, a imprensa para apresentar sua defesa no processo aberto no Conselho de Ética da Câmara para cassar-lhe o mandato por quebra de decoro.

Eduardo é acusado de ter mentido aos seus pares ao negar em depoimento na CPI da Petrobras que tivesse contas bancárias no exterior. A Justiça Suíça mandou à brasileira farta documentação sobre quatro contas que Eduardo tinha por lá.

Ele negará que teve. Dirá que apenas foi beneficiário de contas abertas por um fundo onde aplicou o dinheiro ganho nos anos 80 com venda de carnes para países da África. Se as contas não estavam em seu nome, portanto ele não mentiu à CPI. Simples assim.

Quanto aos 1,3 milhão de francos suíços depositados por um delator da Lava Jato em conta na Suíça onde ele aparece como beneficiário: era um dinheiro que o ex-deputado Fernando Diniz, que já morreu, lhe devia. Foi o filho de Diniz que pagou via o delator.

Como o filho de Diniz soube que Eduardo era beneficiário de conta na Suíça? E como conseguiu localizá-la? Bem: alguma explicação deverá ser providenciada. Beneficiário ou dono de conta, Eduardo não declarou que tinha dinheiro lá fora. E era obrigado a fazê-lo.

Mas isso não interessa a Eduardo discutir no momento. Só lhe interessa provar que não mentiu. E ser absolvido pelo Conselho de Ética. Mais adiante, na Justiça, enfrentará a questão tributária, a questão penal ou qualquer outro tipo de questão.

Não importa para Eduardo que sua defesa no Conselho de Ética não seja das mais convincentes. Foi a melhor defesa que ele pode providenciar com a ajuda de uma equipe caríssima de advogados. E ela pode servir de pretexto para sua absolvição.

O Conselho é formado por 21 deputados. Muitos, entre eles, são amigos de Eduardo ou lhe devem favores. Suplicam por um motivo razoável para votar a favor de Eduardo. Se ele lhes oferecer um bom motivo... Pois é.

06 de novembro de 2015
Ricardo Noblat

Nenhum comentário:

Postar um comentário