"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

CASO EUA FORNEÇAM ARMAS A REBELDES SÍRIOS, FRANÇA DEVE DEIXAR OTAN


Estado Islâmico: pior ameaça mundial (247)
3787150
Após o atentado no avião russo A321 no Sinai, que matou 224 pessoas, o jornal norte-americano The Wall Street Journal escreveu que a CIA exige que a Arábia Saudita e a Turquia forneçam armas a alguns grupos rebeldes sírios, armas essas que podem atingir aviões de passageiros.

Neste contexto, o site analítico What They Say About USA (O que dizem sobre os EUA)tocou no assunto levantando a questão que é mais do que evidente – como poderá o secretário de Estado norte-americano John Kerry enfrentar o seu colega russo Sergei Lavrov durante as negociações em Viena sobre a crise na Síria?


© REUTERS/ MOHAMAD BAYOUSH
No vídeo (já removido) do grupo terrorista Estado Islâmico, cinco insurgentes estão saudando os seus “irmãos” egípcios pelo seu sucesso. Mas será que eles realmente poderiam ter abatido o avião? O Pentágono já enviou um grupo de militares à Síria e Washington apoia o fornecimento de armas à chamada “oposição moderada” através de intermediários sauditas e turcos.

Parece louco que os sistemas da defesa aérea em questão (MANPADS) sejam capazes de abater um avião de passageiros. Mesmo assim, não há razões para pânico – as armas são destinadas a “rebeldes cuidadosamente selecionados”. Os EUA e os seus aliados na região estão aumentando os fornecimentos de armas para ajudar os "rebeldes moderados" a manter o seu poder de fogo e, por este via, minar o papel da Rússia e do Irã que são aliados do atual governo do presidente legalmente eleito – Bashar Assad.

Tudo isso acontece apesar das declarações públicas do presidente norte-americano Barack Obama sobre a relutância de provocar um conflito com a Rússia.

O site analítico recorda um fato: recentemente o porta-voz da administração do Obama declarou que militares dos EUA estão pressionando o presidente sírio, exigindo a sua demissão.

Enquanto isso, a CIA nega o seu envolvimento, dizendo:

"Pode haver lá uns velhos MANPADS, mas estes foram fornecidos à Síria usando redes não controladas pela CIA."


© SPUTNIK/ RIA NOVOSTI

De fato, a inteligência norte-americana e os seus parceiros forneceram mísseis contra tanques TOW a "rebeldes selecionados" no norte da Síria umas semanas atrás, quando a Rússia aumentou os seus esforços contra o terrorismo neste país.

Se as armas caírem em "mãos erradas" – o melhor cenário é que atinjam a aviação de combate russa, mas o pior é que visem aviões de passageiros. A mídia ocidental simplesmente opera com estes fatos, na ausência de compreensão das possíveis consequências. Parece que não há limite para a loucura dos EUA, escreve o site analítico. Deste modo, a mídia francesa citada pelo site argumenta a necessidade de a França sair da OTAN urgentemente.


18 de novembro de 2015

in sputnik

Nenhum comentário:

Postar um comentário