"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

MOMENTO MAGNO

Segue parte do pronunciamento ao senador Magno Malta em apoio aos servidores do Judiciário. Ele refere-se aos filhos de Lula, que ficaram ricos sem trabalhar e sem ter que pedir aumento. Um primor de discurso cujas notas taquigráficas seguem...

E há algumas coisas, Srs. Deputados, que os V. Exªs precisam saber, da Base do Governo, do Partido do Governo. Grande parte deles vieram da escola técnica. Ora, onde é que está a elite disso? De um filho de pobre que estuda, de um filho de pobre que sonha com a casa da mãe, com a casa do pai, em tirar a mãe da faxina, tirar o pai de motorista de ônibus, melhorar a vida da família? São servidores do Judiciário! E agora ouvir que eles são elite e que eles querem quebrar o Brasil? 

Meus irmãos, olhem para mim. Eles não são ricos. Ricos são os dois filhos do Lula. Esses dois garotos. Eu disse isto na semana passada no Senado: um quando o pai assumiu o Governo dava comida para jacaré no zoológico de São Paulo. O fato de o pai ter um mandato não significa dizer que o filho tem de ficar rico sem trabalhar; o outro é mais sabido, ficou rico promovendo jogo de futebol americano no Brasil porque há muita torcida, muito apelo, os estádios estão cheios, dava para ganhar muito dinheiro. (Palmas.) 
 
E eu comecei a ouvir discursos nessa fase: "Eles estão travando, querem manter o veto da Presidente, porque vai quebrar o País." Nós não ouvimos nenhum discurso de humildade, de descida do salto, de alguém que pudesse dizer: "Nós quebramos o País! Nós fomos infelizes nas nossas ações. Nós fomos atabalhoados. Perdão, Brasil! Perdão, cidadãos, mas nos ajudem neste momento grave." Não, muito pelo contrário, eles são assaltados por um surto de arrogância que não lhes deixa descer.

18 de novembro de 2015
in coroneLeaks

Nenhum comentário:

Postar um comentário