"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

ACOSSADO


SÃO PAULO - Luiz Inácio Lula da Silva completou ontem 70 anos. Ele está acuado. Seu nome vem aparecendo nas delações premiadas. Alguns de seus amigos estão na mira dos promotores e da Polícia Federal, e empresas de um de seus filhos foram objeto de mandados de busca e apreensão. Será o fim do mito?

Difícil dizer. Lula já passou por dificuldades antes e se reergueu. Em 2005, após a eclosão do mensalão, parecia estar com os dias contados, tanto que a oposição preferiu não deflagrar o impeachment, calculando que o presidente chegaria sangrando ao pleito de 2006, no qual seria facilmente derrotado. Com uma mãozinha da alta das commodities, não só triunfou em 2006 como fez a sucessora em 2010 e repetiu o feito em 2014. É verdade que, desta vez, os vetores econômicos operam contra o PT.

O futuro do ex-mandatário vai depender de como sua narrativa absorverá as informações produzidas pelo novo escândalo. Narrativas, vale lembrar, são metáforas com conteúdo moral que embutem a trajetória e os valores de um candidato. A crer em modelos desenvolvidos por pesquisadores como Drew Westen, o eleitor não vota em projetos, mas nas narrativas com as quais se identifica.

Não é impossível moldar a narrativa para que ela abrigue todo tipo de coisa. Adhemar de Barros, por exemplo, conseguiu fazer com que a sua neutralizasse as muitas acusações de desvio que pesavam contra si. "Rouba, mas faz", era seu bordão extraoficial. O próprio Lula gosta de descrever a si mesmo como perseguido pelas elites, o que tornaria os crimes de que o acusam calúnias urdidas por uma conspiração antipopular.

Vai dar certo? Isso dependerá das investigações. Se não surgirem provas insofismáveis, o metalúrgico poderá conservar uma respeitável, ainda que cadente, fatia de seu eleitorado. Mas, se o batom na cueca aparecer, pode experimentar um destino parecido com o de José Dirceu, que já nem é mais defendido pelo PT.

29 de outubro de 2015
Héliko Schwartsman

Nenhum comentário:

Postar um comentário