"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

JANOT MANDA INVESTIGAR EX-TESOUREIRO DAS CAMPANHAS DE LULA E DILMA


O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu ao STF (Supremo Tribunal Federal) que envie dados para a Justiça Eleitoral de São Paulo decidir se investigará José de Filippi Júnior (PT-SP), ex-tesoureiro de campanhas de Lula e Dilma Rousseff, e o ex-deputado Valdemar Costa Neto (PR-SP) por crimes eleitorais.
Janot solicitou ainda que informações sejam repassadas à Justiça Eleitoral de Belo Horizonte para também avaliar se cabe investigar Hélio Costa (PMDB-MG), ex-ministro das Comunicações do governo Lula, por suspeita de crime eleitoral.
Não há detalhes dos fatos que envolvem os três, mas eles também teriam sido citados pelo dono da UTC, Ricardo Pessoa, apontado como chefe de cartel de empreiteiras que atuou no esquema de corrupção da Petrobras. Os casos, no entanto, não têm relação com a Operação Lava Jato.
FILIPPI E COSTA NETO
Ex-tesoureiro das campanha de Dilma em 2010 e de Lula em 2006, Filippi Júnior também deve ser alvo da Justiça em outra frente, além da eleitoral. Ele será investigado criminalmente pela Justiça Federal do Paraná, que apura o esquema de corrupção da Petrobras.
Um dos principais líderes do PR, Valdemar Costa Neto foi condenado no mensalão a 7 anos e 10 meses de prisão, mas cumpre pena em casa.
A solicitação de Janot ao STF sobre Valdemar, Filippi Júnior e Hélio Costa consta no pedido de abertura de inquérito contra o ministro Aloizio Mercadante (Casa Civil) e o senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), que só podem ser investigados com aval do Supremo.
MERCADANTE E ALOYSIO
O ministro Celso de Mello decidirá se abrirá o inquérito contra Mercadante e Aloysio – o que deve ocorrer nesta semana – e também se enviará os casos dos outros três para a Justiça Eleitoral.
Mercadante e Aloysio também foram citados por Ricardo Pessoa, mas os fatos não têm relação com a Lava Jato e também há suspeita de crime eleitoral. Os dois negam irregularidades.
A solicitação para investigar Mercadante chegou ao STF no fim da semana passada, junto com pedidos de abertura de inquérito do ministro Edinho Silva (Comunicação Social) e do senador Aloysio Nunes (PSDB-SP).
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Dilma e Lula estão sendo cercados pelos sete lados, como se diz no jogo do bicho. Investigar o tesoureiro de suas campanhas eleitorais na verdade significa investigar o ex-presidente e sua sucessora nesse mar de lama. E pensar que por muito menos Getulio Vargas se suicidou. Era uma homem de verdade e tinha vergonha na cara. (C.N.)

9 de setembro de 2015
Márcio Falcão e Aguirre Talento
Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário