"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 16 de agosto de 2015

BRECHAS NA FISCALIZAÇÃO PERMITEM A LAVAGEM DE DINHEIRO



Um dos delatores da Operação Lava Jato, Luccas Pace Júnior, que trabalhou para a doleira Nelma Kodama, disse quinta-feira à CPI da Petrobras que brechas do sistema financeiro permitiram os casos de lavagem de dinheiro detectados nas investigações.
Segundo ele, as corretoras de câmbio não cumpriam suas obrigações de verificar se empresas que contratavam operações de importação existiam realmente. Eram realizadas importações fictícias por empresas de fachada para a lavagem de dinheiro.
“É muito estranho que não tenha controle sobre isso. Que uma empresa possa pegar US$ 200 mil, US$ 300 mil por dia e nunca chegue uma mercadoria”, afirmou.
A doleira Kodama, atualmente presa na Lava Jato, já tinha apontado falhas no sistema e chamou-o de “avacalhado”.
BRECHAS PROPOSITAIS
Pace deu a opinião de que existem “brechas propositais” no sistema financeiro, que transfere responsabilidades às operadoras de câmbio.
“Teria que ser feito um trabalho técnico e fechar essas portas. Todas corretoras que a gente operou não fizeram o trabalho de casa”, declarou.
Por sua vez, o diretor de fiscalização do Banco Central, Anthero Meirelles, afirmou não considerar que o sistema tenha falhado, alegando que o BC detectou movimentações suspeitas da Operação Lava Jato.
“Todas as instituições citadas na operação [Lava Jato] estão sob investigação. Além disso, todas que operaram com as empresas também citadas na Lava Jato estão sendo investigadas pelo Banco Central. Em várias delas a gente já encontrou indícios, já originaram processos administrativos e denúncias aos órgãos persecutores”, disse Anthero.

16 de agosto de 2015
Deu no iG Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário