"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 18 de junho de 2015

DEPOIS DA POSSE DE FACHIN, O JULGAMENTO



Fachin já chega dizendo que delação não é prova
O jurista Luiz Fachin toma posse, hoje, como ministro do Supremo Tribunal Federal. Completará o número de integrantes da mais alta corte nacional de justiça. Serão onze juízes, isto é, em nenhuma hipótese poderá haver empate nas decisões. Espera-se que de agora em diante sejam concluídos os inquéritos abertos a pedido do procurador geral da República atingindo perto de quarenta parlamentares suspeitos de envolvimento no escândalo da Petrobras. De acordo com as investigações, caberá ao ministro Teori Zavascki, como relator, abrir processo criminal contra os que não puderem explicar-se convenientemente. A segunda turma do Supremo procederá o julgamento. Os condenados perderão o mandato e a liberdade.
O chamado petrolão apresenta potencial superior ao passado mensalão, em termos de impacto na sociedade e no governo. A roubalheira parece ter sido bem maior e mais ampla, envolvendo políticos, funcionários públicos e empreiteiros. O Supremo só julgará os detentores de mandatos parlamentares, mas mesmo assim é coisa para muitos meses. Pelo menos a partir da posse de Luiz Fachin, afastam-se os últimos empecilhos para que a Justiça venha a ser praticada em sua plenitude.
Os inquéritos sugeridos pelo procurador geral correm sigilosos, ainda que se suponha estarem atingindo integrantes dos principais partidos, do PT ao PMDB, o PP e outros. Tem gente graúda sob investigação.
CONTAS MANIPULADAS
Esta semana o Tribunal de Contas da União decidirá se o governo da presidente Dilma ultrapassou os limites da Lei de Responsabilidade Fiscal. A suspeita é de que ministros manipularam algarismos com a mesma facilidade com que agora manipulam adjetivos para defender a administração federal.
ECOS DO PROGRAMA DO JÔ
Deputados e senadores governistas que ontem começaram a regressar a Brasília lamentavam que pouca gente assistiu o programa do Jô Soares, quando a presidente Dilma, entrevistada, apresentou ótima performance. A Secretaria de Comunicação Social, agora sob nova direção, sustenta que ao invés dos monólogos isolados que Madame de quando em quando ocupa nas telinhas, está na hora de expor-se mais, mesmo correndo o risco de perguntas indiscretas.

18 de junho de 2015
Carlos Chagas

Nenhum comentário:

Postar um comentário