"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 5 de maio de 2015

PARA EVITAR PANELAÇO, DILMA NÃO APARECE NO PROGRAMA DO PT


http://og.infg.com.br/in/14348161-5a5-52a/FT1086A/420/DILMA-PT.jpg
Dilma, isolada, não pode aparecer nem na TV

Após cancelar, pela primeira vez, pronunciamento em rede nacional para o Dia do Trabalho, a presidente Dilma Rousseff decidiu também não gravar participação para o programa nacional do PT, que será exibido na televisão nesta terça-feira (5). 
Esta será a primeira vez que Dilma deixa de fazer uma gravação dirigida para o programa do PT.
Segundo a Folha apurou, o gesto de Dilma irritou petistas, que pressionavam a presidente a fazer uma fala no programa do partido.

A participação do ex-presidente Lula inicialmente não estava prevista, mas ele acabou gravando para o programa que vai ao ar. No ano passado, Dilma e o PT atacaram a oposição durante o programa da legenda em cadeia nacional na TV. Em uma de suas falas, a presidente assegurou que combateria a corrupção e que teria “mão firme” no controle da inflação.

Em 2013, Dilma e o ex-presidente Lula protagonizaram um dueto, intercalando falas. No programa do partido, Dilma afirmou que o desafio era consolidar o Brasil como país de classe média.

NEM MESMO IMAGENS

Até o domingo, não estava decidido se a peça, que ainda está em edição, incluiria imagens e passagens da presidente.
A presidente decidiu não se expor no 1º de maio porque o Planalto temia a reedição de um panelaço durante sua fala, como ocorreu no dia 8 de março.
Dilma foi alvo de manifestações em 12 capitais enquanto discursava por ocasião do Dia Internacional da Mulher.

DECOLAR DO PT?

Nos bastidores, petistas interpretaram a decisão de Dilma como uma tentativa da presidente de se descolar do PT após a prisão do tesoureiro da legenda, João Vaccari Neto. Ele é suspeito de ter recebido propina de empreiteiras contratadas pela Petrobras no governo Lula.

Vaccari foi preso no último dia 15 porque, segundo despacho da prisão, poderia continuar incorrendo em crimes, uma vez que continuava como tesoureiro do partido.
Para o Planalto, assim que a Operação Lava Jato citou Vaccari no esquema investigado, em novembro, o PT deveria ter afastado o tesoureiro do cargo para evitar mais desgaste para a legenda.

Já interlocutores do governo justificam a ausência de Dilma do programa como uma forma de blindar a presidente, “preservando a sua imagem”. Assessores defendem que no momento ela apareça publicamente somente em agendas positivas, como anúncios de obras e projetos federais.

###

NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG 
– Tudo inútil. Na hora que aparecer na TV o programa do partido, o panelaço será inevitável. (C.N.)


05 de maio de 2015
Andréia Sadi
Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário