"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 6 de abril de 2015

DILMA OUVE LULA, MAS NÃO ACATA AS OBSERVAÇÕES DELE



Lula fala, fala… e Dilma finge que está ouvindo
Os impactos da crise econômica e das mudanças trabalhistas anunciadas pelo governo na classe C acenderam o sinal de alerta do PT. Fatia de 54% da população, que incorporou cerca de 40 milhões de brasileiros durante os anos de gestão da legenda, esse eleitorado vive agora uma crise de liderança, refletida nos baixos índices de popularidade da presidente Dilma Rousseff. Para interlocutores do Palácio do Planalto, o governo precisa se concentrar na tentativa de recuperar a confiança da classe C.
A falha na comunicação com a classe eleitoralmente mais importante para o partido já foi diagnosticada. Em conversas com Dilma, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem insistido que o governo precisa se comunicar melhor.
“Os dois têm conversado. Dilma parece ouvi-lo. Parece entendê-lo. Mas insiste nos erros”, diz um interlocutor do partido. Os aliados têm reclamado que, às vésperas de serem avaliadas pelo Congresso, o governo não soube explicar para a população até hoje onde quer chegar com as reformulações de regras trabalhistas que restringem benefícios.
Lula tem demonstrado preocupação especialmente com o eleitorado que vai votar pela primeira vez nas próximas eleições. Isso porque é uma geração que tinha menos de 10 anos quando ele saiu do poder e, de lá para cá, só tem visto notícias negativas relacionadas ao PT. Para o ex-presidente, o partido está perdendo o discurso da busca por mais conquistas sociais.

06 de abril de 2015
Amanda Almeida e Paulo de Tarso Lyra
Correio Braziliense

Nenhum comentário:

Postar um comentário