"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 8 de fevereiro de 2015

PROPINAS ERAM ACERTADAS EM BORDÉIS - DIZ UMA NOVA TESTEMUNHA

       



Uma das testemunhas da nova fase da Operação Lava Jato, que era funcionária da empresa Arxo Industrial, afirmou ao Ministério Público Federal que o fornecimento exclusivo de tanques para a BR Distribuidora, subsidiária da Petrobras, foi obtido pela empresa mediante o pagamento de propinas.

Ela disse ainda que um avião da Arxo foi usado para buscar empregados da BR Distribuidora no Rio de Janeiro “para passear” e que eles eram levados para “boates e prostíbulos”, onde eram discutidos negócios da empresa e o pagamento de propinas.

A Arxo foi um dos principais alvos desta nona fase da Lava Jato, que se concentrou no pagamento de propinas à BR Distribuidora e identificou novos operadores que atuam junto à Petrobras. Três de seus diretores foram presos temporariamente na quinta (5): João Gualberto Pereira Neto, Gilson João Pereira e Sérgio Ambrósio Marçaneiro.

SAQUE DE R$ 7 MILHÕES

A testemunha disse ao Ministério Público que constatou um saque de R$ 7 milhões do caixa da empresa para “pagamentos suspeitos” e que o operador Mário Frederico Mendonça Goes recebia 5% a 10% dos contratos da Arxo com a BR Distribuidora, para pagar propinas. A testemunha afirmou ainda que Goes tinha informações privilegiadas da Petrobras e as repassava à empresa Arxo.

Segundo o Ministério Público Federal, Goes “atuou como operador financeiro em nome de várias empresas e/ou consórcios de empresas contratadas pela Petrobras” e tratava do pagamento de propinas. A Justiça Federal expediu um mandado de prisão preventiva contra ele.

De acordo com o Ministério Público, a testemunha apontou um dos sócios da Arxo, Gilson João Pereira, como o responsável por organizar os encontros em casas de prostituição com os funcionários da BR.

A testemunha relatou à Procuradoria ter sido ameaçada de morte e, por isso, a Folha não publicou seu nome.

A reportagem procurou representantes da BR Distribuidora e da Arxo e ainda não obteve resposta. Na quinta (5), a BR Distribuidora declarou que “não foi comunicada oficialmente por qualquer autoridade ligada à Operação Lava Jato sobre as informações divulgadas pela imprensa”.

Já o advogado da Arxo, Charles Zimmermann, havia negado que a empresa tenha pago propina ou fraudado licitações. “Tudo está contabilizado; não temos nada a omitir”, declarou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário