"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 8 de fevereiro de 2015

O ENCILHAMENTO DO SENADO PELO PLANALTO

       



Quatro dias depois de reeleito para a presidência do Senado, entre afirmações de concórdia e entendimento, Renan Calheiros põe as unhas de fora. Manobrou para que o restante da mesa fosse composto apenas por governistas, como ele. Alijou PSDB, DEM e PSB de participarem nos diversos cargos, conforme o princípio da proporcionalidade.
Ouviu críticas e ameaças veementes, como as de Aécio Neves, retrucou no mesmo tom, mas deixou, como resultado, o encilhamento do Senado pelo palácio do Planalto. Se as oposições não podem sequer integrar o conjunto que dirigirá a casa, que outro caminho lhes restará senão comparecer às sessões armadas de tacape e borduna.
Dias tenebrosos são previstos, porque mesmo fora da mesa, esses partidos encontrarão no regimento interno e na Constituição mecanismos para infernizar a vida de seu presidente.

Indaga-se que motivos teriam levado Renan ao alinhamento automático com o governo Dilma. Agradecer o apoio de quase toda a bancada do PT em sua eleição? Amaciar o caminho das relações entre seu filho, novo governador de Alagoas, e as benesses do governo federal? Vingar-se dos adversários agora transformados em inimigos por haverem votado em seu desafiante, Luiz Henrique da Silveira?
Acautelar-se da possibilidade de vir a ser relacionado na lista do procurador-geral da República, teoricamente capaz de levar ao pedido da cassação de seu mandato?
Tanto faz, mas a verdade é que Renan comprou uma briga desnecessária. Acirrou os ânimos numa casa conhecida por ações de entendimento e concórdia. Poderá arrepender-se.

A ORDEM DOS FATORES

Na Câmara, a ordem dos fatores não altera o produto, no caso, o choque igualmente perigoso entre oposição e governo. Só que as hostilidades contra o palácio do Planalto são equacionadas pelo
novo presidente, Eduardo Cunha. Ele prepara uma série de cascas de banana para os governistas escorregarem, apesar de na teoria integrar o PMDB, partido da base oficial.
Da formação de uma CPI para investigar a lambança na Petrobras à votação da reforma política, o deputado fluminense rejeita tornar-se aliado de Dilma. Fala em independência, mas é adversário. Foi para a briga e ganhou, com sua eleição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário