"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

NA TV, PMDB DESPREZA DILMA E SÓ FALTA FALAR NO IMPEACHMENT



Temer apresenta o PMDB como alternativa de Poder

Foi interessante, instigante e insinuante o programa partidário que o PMDB exibiu quinta-feira à noite, em rede nacional. Embora ainda conste como o principal aliado na coalizão de apoio ao governo Dilma Rousseff, o PMDB simplesmente ignorou a existência da presidente da República e se autoproclamou o partido que pode se transformar na salvação do país, para enfim conduzi-lo ao desenvolvimento social e econômico.

Idealizado pelo marqueteiro Elsinho Mouco, o programa fez ouvidos de mercador às conquistas sociais que o PT tanto apregoa e preferiu se referir à grave crise institucional, política e econômica que o país atravessa, para apresentar suas soluções.

O vice-presidente Michel Temer, por exemplo, disse que a apuração de irregularidades não pode paralisar a vida produtiva do país e assinalou que é necessário adotar uma agenda positiva. Afirmou ser necessário apressar a reforma política e propôs a realização de um ajuste fiscal capaz de fortalecer a economia e garantir os programas sociais, sem citar os governos Lula ou Dilma.
Ao contrário, deu até uma indireta no PT, ao defender a liberdade plena de informação, mostrando publicamente ser contrário à tese de regulamentação da mídia, ardorosamente defendida pelos petistas.

MAR DE CRISES

O líder do PMDB no Senado, Eunício Oliveira (CE), também defendeu a reforma política. Disse que o mar de crises que invade o noticiário mostra ser urgente e absolutamente necessário que se mude a maneira de fazer política no país.

Os depoimentos foram se sucedendo e o presidente do Congresso Nacional, senador Renan Calheiros (AL), afirmou que é preciso humildade e perseverança para fazer as mudanças que o país espera, prometendo colocar em pauta as propostas que tenham realmente interesse público e que tragam benefícios para o povo brasileiro.

O deputado Eduardo Cunha (RJ), presidente da Câmara, também se referiu à importância da reforma política, acentuando que a atuação do PMDB no Congresso mostrará que os parlamentares escolhidos para representar a sociedade estão realmente à altura de desempenhar essa missão.

OS SEIS MINISTROS

Também participaram do programa os seis ministros do PMDB – Eduardo Braga (Minas e Energia), Kátia Abreu (Agricultura), Edinho Araújo (Portos), Helder Barbalho (Pesca), Eliseu Padilha (Aviação Civil) e Vinicius Lages (Turismo). Cada um apresentou seus planos, sinteticamente, mas sem qualquer referência à presidente Dilma Rousseff.

“Não ter a presença da presidente Dilma, nem citação ao Partido dos Trabalhadores, é absolutamente natural. O programa é peemedebista, não governista”, alegou o marqueteiro Elsinho Mouco, em entrevista à repórter Andreia Sadi, da Folha.

Os petistas, é claro, não gostaram nada da linha editorial do programa do PMDB e já vinham criticando as chamadas exibidas nas duas últimas semanas, que também ignoravam a presidente Dilma Rousseff. Mas o PMDB não está nem aí.

Traduzindo tudo isso: o PMDB está cada vez mais descolado do PT. Como dizia Roberto Carlos, daqui para a frente, tudo vai ser diferente. Em busca do Poder, é cada um por si, até que o impeachment os separe definitivamente.

27 de fevereiro de 2015
Carlos Newton

Nenhum comentário:

Postar um comentário