"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

NOTAS POLÍTICAS DO JORNALISTA JORGE SERRÃO

Postura de Dilma em relação ao PT e medo de crise alimentam intriga entre ela e grupo de Lula
 
 

Luiz Inácio Lula da Silva anda pt da vida com a Presidenta Dilma Rousseff. Os ataques orquestrados por Gilberto Carvalho, Marta Suplicy e até do presidente do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, são interpretados como recados indiretos do chefão Lula contra a Presidenta que ajudou a eleger na primeira vez, mas que agora, na visão intrigante dos petistas, estaria emitindo sinais de "independência" em relação ao comando partidário.

Além da sede pessoal de Dilma pelo poder - desejando se descolar dos problema gerados a ela pela cúpula do PT -, um outro fator indica o descontentamento. Dilma vem recusando palpites de Lula para o ministério. A Presidenta deseja que o segundo mandato tenha a sua marca pessoal de gestão centralizadora - o que não ocorreu no primeiro. Dilma deseja dar ordens e ser obedecida - coisa que teve dificuldades nos últimos quatro anos.

O Presidentro Lula quer emplacar Henrique Meirelles na Fazenda, embora também tenha um acordo de apoio a Nelson Barbosa. Dilma só aceita a indicação de Meirelles, com quem não se dá bem pessoalmente, por desespero ou imposição do sistema financeiro que pode salvá-la ou derrubá-la, dependendo a conjuntura (atualmente, nada favorável a ela, nem econômica e muito menos politicamente).

A maior bomba que Dilma tem de desarmar é o alto risco de ser processada pelo Departamento de Justiça dos EUA e pela Securities and Exchange Comission (órgão regulador do mercado de capitais de lá) por conta dos escândalos na Petrobras, principalmente o caso Pasadena. Como ex-presidente do Conselho de Administração da estatal petrolífera de economia mista, Dilma figura entre os "processáveis", tanto criminal como civilmente.

O Petrolão tem potencial destrutivo para destronar a República Sindicalista do poder. Internamente, Dilma sabe que tem como comprar apoio parlamentar e se blindar no Judiciário. No entanto, se o ataque vem da Justiça dos EUA, ela não tem como se defender. Além disso, pesa o fato imoral de uma chefe de Estado ser processada por outro país - o que pode gerar debates pretensamente "nacionalistas", ao mesmo tempo em que escancara, mais ainda, a impunidade aqui dentro do Brasil para crimes cometidos contra a administração pública.

O negócio agora é esperar para conferir se a intriga entre ela e Lula se transforma em uma briga fatal para ambos, ou se haverá, como de costume, uma acomodação em nome dos interesses do grupo que vai lotear o Palácio do Planalto por pelo menos 16 anos, se nada de errado acontecer no meio do caminho. A autofagia nazicomunopetralha tende a se agravar...

Mulheres empreendedoras
 

A ONU lança em Nova York, no próximo 19 de novembro, o Dia Global do Empreendedorismo Feminino.

Empresária, palestrante e idealizadora do Jogo de Damas, a brasileira Deb Xavier (clicada por Lisa Roos) é uma  das 66 embaixadoras.
 
A outra brasuca é Taynah Reis, CEO of Global Digital Impact and President New Frontiers of Cooperation Institute.

A lista completa está publicada no site oficial:http://www.womenseday.org/ambassadors-advboard
 
Campus Party Brasil

O maior evento de internet do mundo já tem data, lugar e grandes nomes confirmados.

A Campus Party Brasil acontece na São Paulo Expo (Imigrantes), entre 3 e 8 de fevereiro de 2015.

Na sua oitava edição terá o tema “Da Terra à Lua” - em homenagem aos 150 anos de publicação do livro de Julio Verne assim intitulado.

Novidade

A Campus Party é conhecida pelo seu mar de barracas azuis, mas também pelo sucesso dos desafios, hackathons e maratonas de negócios que promove a cada edição.

Os participantes respondem a desafios temáticos: empreendimentos sociais, cultura digital (conteúdos e novos meios), educação, e-commerce e makers.

A grande novidade nessa área para a CPBR8 serão os workshops com materiais, em formato inédito: os campuseiros terão a possibilidade de criar coisas para construírem seus robôs, telescópios, drones, impressoras 3D e levarem o resultado para suas casas.

Lançando

O lançamento da sexta edição do Boletim de Análise Político-Institucional do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) acontece na próxima segunda-feira, 17 de novembro, às 10h30min, no auditório do 16° andar da sede do Ipea, em Brasília.

Nele são abordados temas diversos como o decreto sobre a participação social do governo federal, as desigualdades na saúde, segurança pública e sistema de justiça criminal, comunidades terapêuticas, consórcio e características municipais e o sistema de lista tríplice nos tribunais judiciais brasileiros.

O Boletim de Análise Institucional é organizado pela Diretoria de Estudos e Políticas do Estado, das Instituições e da Democracia (Diest).

Marcha do Orgulho Hétero



Nelson Couto, o Xerife da Confraria do Garoto, organiza um evento que já deixa o mundo gay pt da vida...

É a Pequena Grande Marcha do Orgulho Hétero marcada para o próximo dia 30, na orla de Ipanema, na zona Sul do Rio de Janeiro, justificada pelo idealizador:

"Estamos preocupados com a concorrência desleal e com nosso risco de extinção”.

O evento é uma clara avacalhação com a Parada LGBT do Orgulho Gay no Rio (marcada para o próximo dia 16 na orla de Copacabana)...

Chega de Pobreza...


Sugestão natalina
 

Papai Noel só pode estar de sacanagem com a gente...
 
                           
Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus. Nekan Adonai!

13 de novembro de 2014
Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário