"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 12 de maio de 2014

PORQUE UNS SÃO MAIS IGUAIS E OUTROS ASSUNTOS

JOANA, A FURONA,
OU FILA NÃO RIMA COM CARONA

Cuida essa: Joana Saragoça - que hoje se sabe é filha de Zé Dirceu - furou a fila de visitas da Papuda, num carro do governo do Distrito Federal, coisa de propriedade do petista Agnelo Queiroz. O carro, não; nem a Papuda; o governo do DF é que é dele.

Pegou mal. Joana saiu ao pai. Acha que tem as costas mais largas que os outros. Agora o Ministério Público do DF vai investigar porque ela furou a fila.

Tá! E, se furou, o que vai ser da sua vida? Terá Joana Saragoça a desdita de ser condenada a entrar no brete, a entrar na linha? E até, quem sabe, ceder lugar para os idosos e as grávidas?

Que humilhação. Que vergonha. Sei, não; sei lá. Já não sei mais nada.  Mas, de minha parte, acho até que ela vai esperar que o pai cumpra 1/6 da pena para se encontrar com ele fora da Papuda.

Em todo caso, acho que ela merecia um pouco mais que isso. Tem respaldo para tanto. Bolas, o próprio governo Agnelo que lhe deu carona, já saiu em sua defesa e contou que tudo foi por causa de notícias divulgadas pela mídia de que Zé Dirceu ia fazer greve de fome.

Aí então, como acredita piamente na palavra de honra de Dirceu, o governador Agnelo ficou sabendo pela sua Secretaria de Segurança que tais notícias estavam alcançando enorme repercussão no seio dos colegas de Dirceu lá na Papuda.

Isso, argumentam os porta-recados do governador Agnelo, poderia causar "uma insegurança no sistema prisional". Ai, ai minha bolsa escrotal, por que não te transformas em bolsa família?!? Eu preciso ter muita gratidão a essa gente para aguentar calado uma ferroada dessas.

Santa mãe dos deuses e das batatas fritas! Como os presos da Papuda se preocupam com a fome de Zé Dirceu, o bom camarada, o companheiro bom e batuta...

Ciente dessa paixão desmedida dos presos comuns pelo prisioneiro burguês, a Inteligência da Secretaria de Segurança diz que procurou a filha de Dirceu e a convidou a colaborar com a investigação. Epa! Como assim? Que investigação, meu broder?!?

Foram investigar se Dirceu estava famélico, se precisava de papel? Bolas, se não ia comer, ele não precisaria disso. Em todo caso, vida que segue.

A filha de Dirceu aquiesceu ao convite de virar investigadora do próprio pai e, conforme relato da astuta Inteligência do governo Agnelo, ela foi levada, em dia e horário de visitas, em carro descaracterizado, para se encontrar com o pai.

A mesmo digna fonte completa rápida e rasteira: "Joana relatou que as notícias eram inverídicas". Ah, bom. Que susto! E que felicidade. Essa fonte é fidedigna na hora de dizer umas verdades.

Diante desse quadro aterrador, o ministro do Supremo, Marco Aurélio Mello - que sempre tem um tempinho para a imprensa nos fins de semana - disse que "Penitenciária, até pela superpopulação, pelas condições desumanas, é uma panela de pressão. Gera indignação e gera revolta o tratamento diferenciado. Os denominados reeducandos devem ter todos o mesmo tratamento". Isso não é fala; isso é sentença. Marco Aurélio sentenciou e disse.

Entrementes, diante desse laudo acusatório, a Inteligência da Secretaria de Segurança do governador Agnelo já se mobiliza para saber o paradeiro da tal "panela de pressão". Pretende provar, nas próximas horas, que na cela de Dirceu não tem panela nenhuma. E assim, demonstrar, uma vez mais sua inocência e o quanto ele vem sendo perseguido nessa triste vida de sentenciado.

PAZ NA COPA
Agora vai. A polícia prepara guia de segurança para receber estrangeiros na Copa. Cartilha orienta turistas contra latrocínios - roubo seguido de morte - e aconselha para qualquer situação de violência: "não reaja!". E seria bom acrescentar: "Nem chame a polícia de pacificação. Você pode se dar mal".

PASSAGEIRA
Agora foi o diretor do FMI: "A queda do PIB na América Latina não é passageira". Ainda bem, porque por aqui qualquer passageira corre perigo iminente de assalto ou queimadura ao embarcar em ônibus ou outro meio de transporte coletivo.

CADÊ VOCÊS?
Ei, por que os desfiles de Carnaval não tiveram black blocs? E por que a passeata Gay não teve black blocs também? Serão eles carnavalescos, ou será que são? Assim, ou assado, black bloc é figura carimbada da Copa que só figura em manifestações populares que sejam contra o governo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário