"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 12 de maio de 2014

NOTÍCIAS DO SANATÓRIO

LIBERDADES DEMOCRÁTICAS

Os governistas de carteirinha - todos bem arrumados na máquina pública - já não estão achando lá essas coisas as tais pesquisas de opinião que andam saindo por aí. E, como Dilma está despencando e Lula fica na moita, expressam sua dúvida cruel: - Pesquisas ou panfletagem?

E, como se não estivessem respondendo o que nunca perguntavam quando Dilma dava de relho, dizem que "em um regime de liberdades democráticas não há como cercear pesquisas".

Até parece que não. Mas a verdade é que o Tribunal Superior Eleitoral proíbe as rádios - os milhares delas - de realizar enquetes flagrantes em períodos pré-eleitorais. E logo, logo a internet estará amordaçada também.

O que chama a atenção, no entanto, nesse esperneio da turma do governo é que, num ato falho, a pandilha diz que estamos num regime de "liberdades democráticas". Pois, é. Estamos, sim. Há sim, nesse regime, "liberdades democráticas". Algumas. Ainda.
 
DIA DAS MÃES
Dia das Mães - como se não fossem das mães os dias todos. E tem gente que ainda reclama que esse feriado cai no domingo. Quem não reclama são os bandidos que mataram as mães de desgosto e ganham o indulto para fazer a festa na rua, longe da cadeia que merecem. E, porque hoje é domingo e domingo das mães, tem malfeitor à solta por aí que não acaba mais. Todo cuidado é pouco, essa pandilha não tem mãe viva.

CLÁSSICOS
Domingo de clássicos no medíocre futebol brasileiro. Hoje tem Fla-Flu no Rio; São Paulo x Corinthians, em São Paulo e Galo x Cruzeiro, lá nas Minas Gerais. E então, há de se ver uma vez mais que Vasco é Vasco e o resto é o resto. A única diferença é que na Série B nada é clássico, a não ser o tradicional vice vascaíno.

UM BRASIL SEM SOBRENOME
Faz mais de 35 anos que transformei meu compromisso eleitoral em voto facultativo. Nunca transferi o meu título de eleitor de Pelotas, a minha pátria pequena que deixei no Sul, para Brasília.

Todo esse tempo "justifiquei" o voto religiosamente nas zonas eleitorais, porque estava em trânsito. Sou um caso explícito de "explico e justifico". Fui coerente com o que penso da liberdade e da democracia. O voto é um direito e não uma obrigação.

Esses caras todos, esse tempo todo, não me representaram, não me representam e nunca me representarão. Antes de uma faxina partidária, antes de uma limpeza eleitoral, o Brasil da Silva precisa de uma reforma moral. Esse país precisa perder o sobrenome.

DURA LEX
A imprensa financiada pelos cofres partidários que são supridos pelas burras públicas não se conforma com o jeitão de Joaquim Barbosa tipo assim dura lex, sed lex que ele dispensa aos mensaleiros em geral e de Zé Dirceu de um modo legal.

Agora, no maior auê do jus sperniandi a imprensa amestrada berra aos quatro ventos que "perseguição a Dirceu pode prejudicar 100 mil presos".

Bom saber disso. Se pelo menos 100 mil desses meliantes não saírem mais à rua para fingir que trabalham, a vida será bem mais limpa para a sociedade que eles conspurcaram. E eles mesmos, os "100 mil presos" serão reeducados com muito maior eficácia e, quando cumprirem devidamente suas penas, sairão de lá com a consciência do dever cumprido.

E todos aqueles que aprenderam a lição e limparam suas fichas e suas índoles, serão bem-vindos. Cadeia é pra isso mesmo, do contrário vale tanto quanto os próprios encarcerados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário