"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 27 de março de 2014

QUEDA DE DILMA EM PESQUISA VALORIZA AÇÕES DA ELETROBRAS E FAZ PETROBRAS DISPARAR NA BOLSA


 
A bolsa brasileira ignora a queda dos mercados em Wall Street e pega carona, mais uma vez, nas pesquisas políticas, na tentativa de tirar o atraso de 2014. A piora na avaliação da presidente Dilma Rousseff na pesquisa CNI/Ibope voltou a alimentar as esperanças dos investidores em uma possível vitória da oposição, caso a corrida presidencial chegue ao segundo turno.

Na pesquisa, a avaliação positiva do governo Dilma caiu para 36% em março, ante 43% em dezembro. A aprovação pessoal da presidente da República recuou para 51%, de 56%. Além disso, cresceu a fatia dos que desaprovam o combate à inflação do governo.

“Essa pesquisa foi uma surpresa, tendo em vista que na pesquisa do Ibope divulgada na semana passada, Dilma não tinha perdido terreno para seus opositores”, aponta o economista sênior da INVX Global Partners, Eduardo Velho. “A bolsa já vinha subindo graças à entrada dos estrangeiros. Ao que tudo indica, daqui para frente, as pesquisas eleitorais serão o grande indicador para o mercado, que alimenta uma perspectiva de vitória da oposição no segundo turno.”

Às 16h35, o Ibovespa subia 3,37%, para 49.580 pontos, com volume muito forte, de R$ 8,6 bilhões. Porém, segundo operadores, os estrangeiros estão na ponta vendedora, embolsando ganhos recentes. Assim como aconteceu na semana passada, quando circularam rumores sobre a pesquisa eleitoral do Ibope, as ações de estatais lideram os ganhos: Eletrobras ON dispara 9,84%, seguida de Petrobras PN (7,43%), Petrobras ON (7,18%) e Banco do Brasil ON (7,01%).

Entre as demais ações de peso do índice, os ganhos são mais modestos: Vale PNA sobe 1,41%, Itaú PN avança 1,89% e Bradesco PN tem alta de 3,96%. Apenas Suzano PNA (-0,12%) cai entre as 73 ações do Ibovespa.
 
(Valor)
 
27 de março de 2014
in coroneLeaks

Nenhum comentário:

Postar um comentário