"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 27 de março de 2014

A ERA DO "FODA-SE"

Tu já reparou o quanto as pessoas andam falando foda-se por aí?


 Acho que nunca a palavra FODA-SE esteve tão em alta. Nunca ganhou e passou por tantas bocas, da mesma forma que nunca proporcionou tanto prazer à tantos, só em verbalizá-la. Tenho percebido uma parada quase orgástica nisso aí... estranho... e escroto.

Detesto sinais!

As pessoas andam mais palavrudas, até os cumprimentos andam mais... escrotos... sei lá. Eu era muito palavruda quando adolescente, mas era uma necessidade de auto afirmanação perante os coleguinhas... ok... algumas pessoas não saíram da adolescência. Entendi.

 Não é pela expressividade da palavra e nem pelo significado dela, mandar um FODA-SE não tem o mesmo peso que um “não to nem aí pra você"... não, de forma alguma, mas a impressão que me dá é que ele está mais para um desabafo do que para uma real mudança de realidade.


Isso não tem nadinha a ver com Lennon.
Na verdade, a galera anda precisando repetir muito tal expressão para ver se realmente, de verdade, de fato e de uma vez por todas conseguem  D E F I N I V A M E N T E mandar um FODA-SE para o mundo, o significaria: bancar o próprio desejo, vontade ou idéia sem a aprovação de qualquer pessoa que seja. Sério, isso seria muito legal, mas vamos conversar, não é isso que rola.

FODA-SE, eu realmente não ligo pro que você pensa!
FODA-SE, eu vou fazer o que eu quero!
FODA-SE, vou caminhar na medida da minha felicidade.
FODA-SE, ninguém paga minhas contas.

É tudo mentira, a mais deslavada mentira.

A maioria das pessoas que rasgam um FODA-SE ainda se importam profundamente! E por isso fazem uso excessivo dele, rasgando FODA-SE para qualquer pessoa que o desagrade, caso contrário, as costas e passos largos serviriam como resposta.
 
É uma ação de auto-reforço entende?

Botão com defeito de fábrica: sempre volta pro off.
Eu acredito que se DEFINITIVAMENTE incorporarmos o FODA-SE, a necessidade de expressá-lo acaba e se transforma numa forma de viver leve e livre, sem necessidade de mandar ninguém para lugar algum, pois já estamos a caminho de onde queremos ir. Sendo assim o que tenho visto é um palavrão sendo dito aos quatro cantos pela pura necessidade de vender a imagem de uma “pessoa de atitude”. Falta de atitude fodida essa.

Fora isso, tem uma galera que pensa que falar montes de palavrões e xingar todo mundo é ter atitude, sim, atitude de babaca, obviamente. Usam de uma falsa sinceridade para simplesmente agredir aos outros. Outra atitude fodida, normalmente acompanhada de milhões de FODA-SES verborrágicos. Xingar as pessoas, seja pelo motivo que for só fala de humanos fodidos mental e emocionalmente, por isso o verbo rima tão bem com tais pessoas.

 
Não acredito que seja necessário gritar aos quatro cantos que não nos importamos com o que os outros pensam, isso sempre será uma mentira. O que é muito diferente de comprar e assumir a própria a postura, sabendo que é A SUA, e nem por isso, melhor ou pior.

Estamos todos no mesmo barco, ora nos afogando, ora pegando fôlego. O ar fica mais palatável sempre que abrimos os braços e conseguimos nos abraçar em causa própria. Autonomia e educação são insubstituíveis nesse caminho.


 
27 de março de 2014
Monik Ornellas



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário