"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

SERÁ QUE RETORNAMOS A 1964?


Quem assistiu pela TV à manifestação promovida pelo MST, nesta quarta-feira, em  Brasília, na Praça dos Três Poderes e adjacências, com estimados vinte mil participantes,  chega à conclusão de que retornamos a 1964.


Assim, como naquela época, quando o Governo foi o manipulador e incentivador dos que visavam à quebra do ordenamento jurídico constitucional em vigor, acusando os EUA de conspirarem contra o presidente João Goulart, a realidade atual coincide com o que se passou em 64.Isto,porque esta passeata dos Sem Terra ,que juntaram-se ameaçadoramente no centro político da Capital, começou diante da Embaixada americana. O fato dispensa comentários, dada a estapafúrdia conotação entre as reivindicações alegadas e o objetivo inicial da “Caminhada”.
 
Parece evidente que a reunião de vinte mil pessoas, a maioria delas com uniformes e bandeiras vermelhas (em toda a multidão só vi uma modesta e humilhada bandeira do Brasil),tem de ser precedida de apoio logístico de grandes proporções. Vestir, transportar, alimentar, proporcionar facilidades sanitárias e assistência social a tantos participantes depende de organização esmerada, implicando altos gastos financeiros.
 
Supridos por quem? Esse dinheiro vem de onde? Quem os fiscalizados? Porque, o MST, nesse quesito,  apresenta um complicador intransponível para entendimento de como são conduzidas as suas atividades. Como é público e notório, o Movimento não tem personalidade jurídica.  Só este fato, que já o caracteriza como espúrio, deveria estar sendo alvo de investigação do Ministério Público Federal.
 
Vejo tais ações orquestradas por níveis superiores, no Governo Federal, que as garante, em todos os sentidos. O que se noticiou é que, para conter eventuais abusos da multidão havia 400 homens das forças de repressão para conter arruaças. Ora, 50 contra 1 seria, se a ordem viesse no sentido de “botar pra quebrar”, isto é, um jogo perdido antes de iniciar.
 
Em ocasiões como as desta quarta-feira, ocorre-me o seguinte: qualquer fato superveniente que possa inviabilizar a vitória da “Criatura Presidenta”, nas próximas eleições,  os exercícios para a guerra campal para justificar um regime de exceção, sem eleições, já foram feitos. Aos Sem Terra, todos eles e não apenas os manifestantes de hoje, se juntariam os 25 mil nomeados por Lula para os cargos de confiança, da Presidência da República -a tropa SS nos moldes da Whermacht do Hitler - que não sabemos o que fazem ou onde assinam ponto, porque os salários são-lhes creditados no silêncio da informática governamental.
As granadas já estão posicionadas. Só falta um motivo para dispará-las.
Será?

13 de fevereiro de 2014
Ana Maria Vellasco
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário