"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

ENTRE MANIFESTANTES E TERRORISTAS


Aconteceu outra vez no Senado, quarta-feira. Debatia-se a nova lei tipificando o terrorismo quando a turma do “deixa disso” entrou em campo e adiou a discussão e a votação para nunca mais. Assim como fizeram os senadores, dias atrás, deixando de cumprir compromisso assinado por todos os líderes para a criação de novas regras que diminuiriam a dívida dos Estados e Municípios com a União.
 
Agora, a protelação é mais absurda. A pretexto de não contrariar manifestantes que ganham as ruas para protestar contra maus serviços públicos, gastos com a Copa do Mundo e outras questões, o Senado saltou de banda. Adiantou pouco senadores como Aloísio Nunes Ferreira e Pedro Taques lembrarem que terroristas e manifestantes pacíficos fazem parte de tribos distintas, ainda que possam misturar-se nas avenidas das principais cidades. Para dissociá-los é que existe a polícia. Aqueles que depredam, invadem e agora até matam, precisam ser identificados, investigados e enjaulados, porque são terroristas. Já os que protestam, mesmo interrompendo o tráfego e perturbando a ordem, exercem um direito constitucional inequívoco.
 
A solução não pode ser nivelá-los num único denominador e, por cautela ou malandragem, deixar de prender e punir os animais. Basta ver como se apresentam: uns portando artefatos, bombas e facas. Outros, no máximo levando lenços molhados para evitar os efeitos do gás lacrimogêneo e do spray de pimenta. Confundi-los pode ser comum no auge das manifestações, mas em quinze minutos dá para saber quem é quem. Mandar estes para casa e aqueles para a cadeia.
 
O que se verificou entre os senadores foi demagogia, já que os manifestantes ditos pacíficos votam. Podem influir nas tentativas de reeleição. Os outros devem perder a liberdade e, com ela, seus direitos políticos. O grotesco nessa decisão do Senado foi verificar ter sido superada a dicotomia entre situação e oposição. Gente de lá e de cá opinou pró e contra o projeto. Prevaleceu a maioria ávida de agradar a todos, manifestantes e terroristas.
 
RAZÕES EXPLÍCITAS
 
Aumenta o ritmo das diatribes e acusações da presidente Dilma aos seus adversários. Com duas pedras na mão, ela investe contra grupos e partidos, mesmo sem fulanizar os alvos. Há quem suponha, no fundo dessa postura violenta e virulenta, a necessidade de reafirmar sua candidatura ao segundo mandato. E se é levada a tais exageros, será por algum motivo. Estaria imaginando dificuldades futuras para reeleger-se?

Nenhum comentário:

Postar um comentário