"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

PRESO DIZ QUE RECEBEU OFERTA PARA IR A ATOS E CITA PARTIDOS

Jovem confirma ter recebido oferta para ir a manifestação
Caio de Souza cita partidos políticos como possíveis financiadores dos atos
Ministro da Justiça defende investigação; suspeita levantada por advogado é alvo de inquérito policial

 
 
Em depoimento à polícia, o manifestante Caio Silva de Souza, 22, afirmou ter recebido oferta de dinheiro para atuar em protestos.
 
Na declaração dada ontem, Souza disse que "existem sim tais financiadores" e que acredita que "os partidos que levam bandeiras" são os que pagam os manifestantes.
 
Afirmou ainda já ter visto "bandeiras do PSOL, PSTU e FIP (Frente Independente Popular)" nos eventos dos quais já participou. Os partidos negaram financiar qualquer ato.
 
Souza depôs no complexo penitenciário de Bangu. A versão confirma a declaração do advogado Jonas Tadeu Nunes de que jovens são "aliciados" para participar de atos e recebem até R$ 150 para provocar "quebra-quebra".
 
A denúncia é investigada pela Polícia Civil. Ontem, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, disse que a prática precisa ser apurada. "Temos que investigar a fundo. Se há pessoas que financiam atos de vandalismo e prática de crimes, [elas] têm que ser punidas", disse.
 
Souza e outro manifestante, Fábio Raposo, 22, estão presos sob acusação de ter deflagrado o rojão que atingiu e matou o cinegrafista Santiago Andrade, 49.
 
O depoente disse, porém, não saber detalhes sobre a fonte de pagamento nem deixou claro se aceitou a oferta.
 
O depoimento ocorreu sem a presença do advogado Nunes, que, segundo a polícia, não foi localizado a tempo.
 
O defensor diz que não aceita a declaração como parte do inquérito. "Esse depoimento foi arbitrário, ilegal e, se for confirmado pelo Caio, vou abandonar o caso."
 
Souza apontou Raposo como o responsável por acender o rojão. Ele contou que o tatuador lhe entregou o artefato dizendo: "Acende aí".
 
"Mas quem acendeu foi o Fábio enquanto o declarante [Souza] segurava o artefato, que depois colocou no chão já aceso", diz o termo, divulgado pelo jornal "Extra".
 
Souza afirmou que deixou o rojão na direção dos PMs e não tinha a intenção de acertar o cinegrafista. Disse ainda ter pensado que era um sinalizador, e não um rojão.
 
Essa versão diverge, em alguns detalhes, das declarações dadas à TV Globo anteontem, quando foi preso na Bahia.
 
Na entrevista, ele afirmara que acendeu o rojão e achava que se tratava de um "cabeção de nego" --que provoca explosão, mas sem o disparo que matou Andrade.
 
"O fato de um acusar o outro de ter acendido o explosivo não muda nada. O dois confirmaram que participaram da ação", disse o delegado Maurício Almeida.

14 de fevereiro de 2014
Folha de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário