"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

PAULO SOUTO ACEITOU SER CANDIDATO - ANUNCIA DEM

 
Lúcio Távora | Ag. A TARDE

"Eterno governador". Para a política, a apresentação feita pelo prefeito ACM Neto (DEM) do ex-governador Paulo Souto nesta quarta-feira, durante inauguração do Plano Inclinado Gonçalves, foi simbólica. Souto cravou a vontade de disputar a eleição.

Ainda que a confirmação seja negada pela maioria dos envolvidos, o ex-presidente regional do Democratas, José Carlos Aleluia, deu publicidade ao veredicto. "O prazo era 31 de janeiro e no dia 31 de janeiro Paulo Souto disse que aceitava", afirmou Aleluia em entrevista coletiva, como secretário de Urbanismo e Transporte.
 
Sem a presença do outro postulante da oposição, Geddel Vieira Lima (PMDB), a aparição pública do ex-governador mostra um princípio de engajamento para a campanha eleitoral de 2014.
 
De acordo com o presidente nacional do DEM, senador Agripino Maia (RN), o próprio Souto colocou o nome à disposição do partido para disputar as eleições.
 
"Conversei com ele (Souto) na segunda-feira e ele me disse que, se for convocado pelo partido, aceitará ser candidato", informa o dirigente. Maia, todavia, ressalta que a condução do processo cabe ao "líder do partido na Bahia", o prefeito ACM Neto. "Ele é o responsável pela construção da aliança com os partidos, principalmente com o PSDB, o PMDB e o PV", sugere o senador.
 
Apesar de reforçar o interesse numa aliança com o PMDB, Agripino Maia ressalta que "as eleições na Bahia são as mais importantes de 2014 para o Democratas".
 
Indecisão

"Ele estava numa posição de não aceitar, mas aceitou. Ele estava refletindo, queria ter convicção. E as pesquisas foram muito favoráveis", disse Aleluia que trabalha, segundo o próprio, com a perspectiva de um entendimento com o PMDB para a apresentação de Geddel como candidato ao Senado.
 
"Estamos trabalhando para isso, temos grande interesse que todos estejam unidos. Quem está coordenando o processo é o prefeito ACM Neto", completou o democrata. Procurado, o prefeito optou por não comentar as declarações de Aleluia.
 
Os esforços para chegar a um consenso sobre o candidato das oposições, representada nas conversas por DEM, PMDB e PSDB, não são novos. Desde o final de 2013, os peemedebistas tentam apressar o anúncio do candidato, enquanto DEM e PSDB tendiam a postegar a apresentação. Na última semana, houve uma expectativa grande diante da perspectiva de acordo até o dia 31, frustrada por razões nebulosas.
 
Com a declaração de Aleluia, no entanto, as razões da prorrogação para o carnaval vêm a público. A tensão criada ante a aceitação de Souto e como contornar os interesses do PMDB em ter Geddel como candidato.
 
Procurado, o ex-governador não comentou as pretensões de candidatura. Durante a inauguração, Souto permaneceu entre os populares e não falou com a imprensa.

06 de fevereiro de 2014
Fernando Duarte e Luan Santos- A Tarde

Nenhum comentário:

Postar um comentário