"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 16 de fevereiro de 2014

DNA TUCANO NO AVANÇO DO IDH BRASILEIRO

 

Em seu mais recente Relatório de Desenvolvimento Humano, a ONU coloca o Brasil num grupo de nações cujos avanços se destacaram nos últimos anos, reduzindo o hiato que as separa dos países mais ricos.

Mas o que a publicação traz de mais relevante é ressaltar que os anos em que o país teve crescimento mais acelerado na melhoria das condições de bem-estar, renda, saúde e educação coincidem com os do governo do presidente Fernando Henrique.

Nossa média de evolução era quase duas vezes superior à atual. Políticas tucanas como o Plano Real, o Fundef e o Bolsa Escola são apontadas como marco inicial da arrancada brasileira recente rumo ao desenvolvimento.

Acesse aqui a í­ntegra (arquivo em PDF).

16 de fevereiro de 2014
Fonte: Instituto Teotônio Vilela

Nenhum comentário:

Postar um comentário