"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

"ROLEZINHO" E "BBB": O RETRATO DA CIVILIZAÇÃO PERDIDA

 

Enganam-se os que pensam que falarei hoje dos jovens, dos adolescentes, dos nossos filhos e netos viciados em tecnologia, baladas e futilidades, que têm no narcisismo, na indiferença e no egocentrismo seu perfil espalhado nas redes sociais. Ou nas famosas fotos de si mesmo em frente a espelhos, na mania do “selfie”.
Não e não! Falarei de todos nós, habitantes de um mundo que mais parece uma nau sem rumo, em uma tempestade catastrófica, sem um capitão a bordo e em um “porre” danado.

Nos dividimos entre a tripulação que acredita que é o fim de tudo e os que acham que tudo é uma aventura cheia de adrenalina, e vivemos um grande reality show.

O certo é que alguma coisa muito séria está prestes a explodir, quando uma dessas tantas manias ou modismos surge do nada e até a presidente da República convoca ministros, polícia e Exército para enfrentar uns “manos” de bairros periféricos que alegam ser ídolos de milhares de meninas carentes (de 20 a 50 mil seguidoras, segundo reportagem da “Folha”), que marcam encontros em shoppings (templos até então sagrados de consumo, segurança, ar-condicionado, cinemas e fast-food), quando os ídolos de classe baixa, das redes sociais – a entrevista com três deles mostram meninos comuns, com roupas falsificadas de marcas e exibição de raps, com físico mais maneiro – marcam um encontro num shopping para receber presentes, beijar o máximo de bocas, fazer algazarras, para “zoar”. É o que constatou a grande mídia.

CAUSANDO PAVOR

As correrias que causaram pânico e os arrastões dos marginais infiltrados ganharam tal pavor das classes médias que virou discussão esquizofrênica de sociólogos, psiquiatras, políticos e autoridades, com descalabros do tipo “guerra social”, em que ricos repelem a juventude periférica, ou pior, seria uma rejeição social contra os pardos, negros e pobres, em ambientes luxuosos de consumo, num “apartheid” brazuca.
“E outras teorias de guerra tribal, intercalasses, ou a falência das megacidades olhadas por uma classe abastada e alienada nos seus excessos, ganâncias, apoderamento da política e da economia, a nos torturar diariamente com notícias de corrupção, e os grandes centros urbanos cercados de pobreza e falta de ambientes de lazer, saúde, educação, redes de esgoto e moradias.

Os shoppings viraram as praias, ou seja os poucos locais onde ricos, pobres e remediados andam lado a lado e podem obter um momento de compartilhamento do ar-condicionado, da beleza e da ilusão.

Épocas de radicalismo imbecil, em que nas redes sociais, radicais do PT ou da oposição se agridem de forma pueril, retroalimentando a guerra civil subliminar que vivemos. Virão por aí “rolezões” de jovens pseudo-politizados, de entidades diversas, de tudo. Se não bastassem assaltos que já vinham acontecendo, mais essa moda e as crises socioeconômicas, com certeza o ato de ir aos shoppings nunca mais será o mesmo. Os templos do consumo foram violados.
OS GÊNIOS DO BBB

Por fim, o crônico “BBB” nos constrange a cada ano com uma amostragem de adultos jovens, involuídos, imaturos, sem conteúdo, com seus corpos exageradamente artificiais, suas cada vez mais sérias atrofias mentais e, pior , irrigados por festas desregradamente alcoólicas, que nos mostram o quanto somos retardadamente consumidores de conteúdos infames, sem qualidade, fúteis, com palavras chulas, diálogos banais e vazios. Deus salve o 1/3 dos jovens que sobreviverão ao emburrecimento coletivo.

Fiquei feliz quando vi a reportagem da menina que passou em primeiro lugar na UFMG e na UFES, e que, além disso, já tinha quase sido bailarina do Bolshoi, e que praticamente não usa as redes sociais, tem impressionante conhecimento geral e será uma grande médica. Há esperança e vida inteligente na geração do milênio ou “Y”. E adultos que servem de exemplo.

Esporte, cultura, ecologia, vida ao ar livre, valorização da família, da fé e busca pela competência são caminhos fantásticos de quem vencerá na vida, fará a diferença neste mundão de Deus! Sou otimista e sei que este momento tão medíocre em que vivemos – fruto de falha de todos nós, pais, avós, escola, instituições políticas, sociais, econômicas entre outras – é a senha para grandes mudanças conceituais e comportamentais.
O novo só é possível quando o modelo antigo entra em colapso. Somos todos construtores de um novo tempo!
 
(transcrito de O Tempo)
 
20 de janeiro de 2014
 Eduardo Aquino

Nenhum comentário:

Postar um comentário