"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

A JUSTIÇA TARDA, MAS FALHA

Delúbio é só felicidade se divertindo entre seus amigos e companheiros da CUT    


O ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares chega ao edifício onde funciona a CUT em Brasília, local onde irá trabalhar durante o regime semiabertoFoto: André Coelho / O Globo
O ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, condenado no processo do mensalão, chegou por volta das 8h30m desta segunda-feira ao escritório da Central Única dos Trabalhadores (CUT) em Brasília para seu primeiro dia de trabalho.
À noite, ele terá que voltar à cadeia para dormir.

Ele chegou ao local em um carro da própria CUT e foi recepcionado por três sindicalistas. Também nesta segunda, o ex-tesoureiro do PR Jacinto Lamas começou a trabalhar em um empresa de engenharia em Brasília.

- Não estou dando entrevistas – disse Delúbio aos jornalistas que o aguardavam no escritório da CUT.

Na saída do Centro de Progressão Penitenciária (CPP), Delúbio foi recebido por dois membros da CUT, a quem abraçou. O ex-tesoureiro deixou a prisão sem algemas. Na CUT, onde produzirá relatórios, Delúbio receberá R$ 4,5 mil.

Delúbio cumpre pena de seis anos e oito meses por corrupção ativa. Punições inferiores a oito anos dão direito ao regime semiaberto. Mas Delúbio pode ainda ser levado ao regime fechado. Isso porque ele também foi condenado a dois anos e três meses por formação de quadrilha, mas ainda há um recurso para ser julgado. Caso esse recurso seja negado, a pena subirá para oito anos e 11 meses.
 
###

NOTA DA REDAÇÃO DO BLOGPara usar uma expressão da preferência do próprio Delúbio, o trabalho dele na CUT é uma “piada de salão”. Não é o espírito do lei. O juiz não poderia aceitar que o criminoso fosse cumprir a pena trabalhando entre seus amigos. O espírito da lei é no sentido que o criminoso trabalhe para ser útil a sociedade e raciocine sobre o crime cometido. No caso de Delúbio, sua presença na CUT é uma grande festa. (C.N.)
 
20 de janeiro de 2014
André de Souza, Maria Lima e Jorge William
O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário