"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

QUAIS SÃO AS GARANTIAS DE CUBA PARA LEVANTAR US$ 1 BILHÃO NO BNDES ???



Já trabalhei na área de financiamento de exportações de Bens e Serviços no Banco do Brasil. É comum que o país exportador financie essas exportações, desde que o país “importador” apresente as necessárias garantias de pagamento. Normalmente essas garantias são dos próprios Bancos Centrais ou de bancos privados de primeira linha. No caso de Cuba não sabemos quais são elas.

Sendo Cuba um país pobre e provavelmente sem o “aval” de nenhum banco privado ou do próprio Banco Mundial, a chance de um “calote” no Brasil é muito grande. O BNDES apenas repassa recursos do Tesouro Nacional (Fundo de Amparo ao Trabalhador/FAT).

Por interesses “político-ideológicos” o PT, em seu tempo no Poder, estaria armando uma verdadeira bomba-relógio, ao financiar com nossos recursos a Ilha-presídio dos irmãos Castro, já pensando em uma futura “anistia” ou perdão da dívida, como tem feito com várias ditaduras africanas. Os países são pobres mas seus ditadores são corruptos e milionários.

“INTERMEDIÁRIOS”

Quanto à exclusividade da Odebrecht para a realização das obras, seria necessário investigar quem são os “intermediários” desses “financiamentos”. Desde o primeiro governo Lula, o faturamento dessa milagrosa empreiteira passou de 5 para 100 bilhões de dólares.

Não é preciso muito esforço ou imaginação para se concluir o partido ou a pessoa beneficiada, seja nas doações para campanhas políticas, seja em depósitos em nome de “laranjas” nos paraísos fiscais.
Para acabar com essa bandalheira bastaria alguns senadores de Oposição criarem uma CPI e exigirem do Banco do Brasil, do Banco Central e do BNDES o fornecimento de todos os documentos referentes à essas “”exportações”. Uma boa providência seria, através de Lei, responsabilizar civil e criminalmente as “autoridades” envolvidas nessas tenebrosas transações, caso os pagamentos não venham a ser liquidados. É simples assim!

###

NOTA DA REDAÇÃO DO BLOGO que tem acontecido, quando o país beneficiado não paga a obra feita pela empreiteira brasileira, é o ex-presidente Lula ser contratado a peso de ouro para ir fazer uma visita-palestra lá, para cobrar a dívida vencida. Os jornais estão cansados de noticiar essa bem-remuneradas viagens de Lula representando empreiteiros nacionais. (C.N.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário