"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

DILMA E A "VISÃO PEQUENA" DOS QUE CRITICAM O PORTO MARIEL EM CUBA


Dilma diz que quem critica o Brasil por pagar porto em Cuba tem "visão pequena", pois Mariel foi construído com bens e serviços brasileiros. Não é verdade.

Porto de Mariel: ao contrário do que afirma Dilma, zero de produtos nacionais na sua construção.
 
Em 2013, o Brasil exportou  U$ 528 milhões para Cuba. No entanto, somente no Porto de Mariel, o governo do PT enfiou mais de U$ 800 milhões. Fora todas as linhas de crédito e as promessas de novos financiamentos do BNDES. Para aeroportos. Para aumentar porto. O escambau. A coisa vai para algo próximo a U$ 2 bilhões. Um escândalo. Um escárnio. 

Aí vem Dilma Rousseff tentar enganar o povo brasileiro dizendo que empresas brasileiras ganharam com isso, pois o porto está sendo construídos com produtos importados do nosso país. Que quem critica tem "visão pequena". Não é verdade. Só quem está ganhando com aquela obra é a Odebrecht. Basta olhar a pauta de importações de Cuba. Aliás, em 2013 as importações da ilha dos Castros caíram 7%, em vez de aumentar. Nós mandamos mais dinheiro e Cuba compra menos de nós. 

Cuba importa basicamente commodities do Brasil. Produtos primários. Comida. O que prova que nós estamos dando dinheiro para a Odebrecht comprar as máquinas e equipamentos do Porto de Mariel em outros países.
Não é um negócio "ganha ganha" como afirma Dilma. A não ser que seja "ganha ganha" para a Odebrecht e para o PT, que tem nesta empresa uma das duas maiores doadores de campanha.
Veja o que estamos exportando para Cuba. Os dados são oficiais e a tabela mostra os 10 principais produtos. Clique na imagem para ampliar e ver que não existe um só item que se aplique à construção de um porto. A mentira tem perna curta, presidente Dilma.

 
Para consultar todos os dados da tabela acima e tudo sobre exportações e importações de Brasil-Cuba, clique aqui e visite a página do MDIC. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário