"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

PARA EX-MINISTRO, ARGENTINA CAMINHA PARA ESTAGFLAÇÃO

Martín Lousteau afirma que falta usar bons instrumentos de combate à alta dos preços
  
A Argentina viverá uma "estagflação" [inflação alta acompanhada de estancamento da economia] pelos próximos anos e não sairá disso enquanto o governo não se decida a enfrentar a inflação de frente.
 
Assim pensa o economista Martín Lousteau, 43, ex-ministro da Economia do governo Cristina Kirchner. Em desacordo com as políticas que a presidente passou a defender, Lousteau deixou o cargo em 2008 e passou a adotar posição crítica ao governo.
 
Folha - Quão esperada era a desvalorização do peso, e qual sua avaliação sobre o modo como o governo a realizou?
Martin Lousteau - Nos últimos seis anos, o setor público aumentou sua participação no PIB ao redor de dez pontos. Essa expansão foi financiada com emissão, o que levou a economia a níveis de inflação bem superiores a 20% [o número oficial é 11%, mas consultorias privadas o avaliam entre 20% e 30%].
O governo colocou restrições crescentes para aceder às divisas. Automaticamente, voltou um fantasma: o dólar paralelo ou "blue" [como é chamado na Argentina].

 
A inflação está a níveis preocupantes e o governo não admite. Como o sr. crê que a equipe econômica poderá enfrentá-la?
A inflação não somente está a níveis preocupantes como tudo o que aconteceu desde que assumiu a nova equipe econômica acelerou o ritmo da subida de preços.
O governo tem quase as mesmas ferramentas de política econômica que qualquer outro país. Mas se nega a usá-las e recorre a uma receita falida, os acordos de preços. Aí se revela falta de vontade política para encarar a questão.

 
Os empresários brasileiros se preocupam com o protecionismo argentino e se preocupam com o alto custo dos investimentos no país. Devem esperar que cenário?
O que há de mais nocivo é o protecionismo reativo, imprevisível e carente de uma estratégia de longo prazo. Isso, no caso argentino, gerou conflitos gratuitos com outros países. A Argentina nos próximos anos estará marcada pela "estagflação". Mas isso vai se reverter. Com cautela e paciência, os próximos anos podem ser oportunidades para posicionar-se.


29 de janeiro de 2014
SYLVIA COLOMBO - FOLHA DE SÃO PAULO
Leia a íntegra
folha.com/no1404074

Nenhum comentário:

Postar um comentário