"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

PF INOCENTA FAMÍLIA DE SENADOR DO PDT DA COCAÍNA DO LULA


Lula, um grande garoto-propaganda e patrocinador da coca.
 
A Polícia Federal decidiu pedir a prorrogação do inquérito que apura o tráfico de quase meia tonelada de pasta-base de cocaína apreendida no helicóptero de uma empresa da família do senador Zezé Perrella (PDT-MG). Apesar de mais 30 dias de investigação pedidos à Justiça Federal e de desconhecer a origem da droga, a PF descarta completamente o envolvimento do senador e de seu filho, o deputado estadual Gustavo Perrella (SDD-MG). "Pará nós, essa questão [envolvimento dos Perrella] está encerrada", disse à Folha o delegado Leonardo Damasceno, que apura o caso.
 
No último dia 12, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva havia ironizado o episódio envolvendo Perrella --que é aliado do senador Aécio Neves (PSDB-MG): "Se for comparar o emprego do Zé Dirceu [no hotel] com a quantidade de cocaína no helicóptero, a gente percebe que pelo menos houve uma desproporcionalidade no assunto", disse.
 
Os 445 kg de droga foram apreendidos em 24 de novembro no Espírito Santo. A pasta de cocaína foi achada no helicóptero da Limeira Agropecuária, que tem como sócio Gustavo Perrella. Além de ser dono do helicóptero, que serve também ao pai, Gustavo havia contratado o piloto da aeronave como funcionário da confiança dele na Assembleia de Minas. O piloto Rogério Antunes negou, em depoimento à PF, o envolvimento de seus patrões no tráfico. Para a PF, ele agiu de forma "isolada".
 
Segundo o delegado, o que possibilitou excluir os Perrella do rol de suspeitos foram as perícias nos celulares dos presos --Antunes, o copiloto e outros dois homens. "As conversas entre eles mostraram isso [o não envolvimento dos Perrella]. São muitas mensagens de SMS e todo tipo de comunicação permitida pelos celulares que foram periciados", afirmou Damasceno.
 
A PF diz que no fim de semana em que a droga foi apreendida, em Afonso Cláudio (ES), a aeronave esteve no Paraguai. A suspeita é que a droga venha do país vizinho, mas a PF não fala sobre isso. "A gente está com diligências em andamento", disse o delegado. Do Paraguai, o helicóptero passou pelo Paraná e desceu em algum lugar da região de Avaré (SP).
 
Nessa região paulista a droga teria sido deixada, e o helicóptero foi levado para pernoitar em São Paulo. No dia seguinte, a aeronave foi abastecida no Campo de Marte, em São Paulo, e decolou para pegar a droga novamente no local "em frente a Avaré", descreveu Antunes. A aeronave fez outro abastecimento em Divinópolis (MG) antes de ser apreendida. Todos os abastecimentos foram feitos em aeroportos ou pontos clandestinos.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário