"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

A CADA 13 SEGUNDOS, UM É VÍTIMA DE TENTATIVA DE FRAUDE - DIZ SERASA

Em novembro, pesquisa registrou 199 mil tentativas. Setor de telefonia registra 46% do total das ameaças.


O mês de novembro terminou com 199.971 tentativas de fraude contra consumidores, segundo levantamento da Serasa. Na fraude conhecida como roubo de identidade, o número representa uma tentativa a cada 13 segundos, em média. Nesse tipo de ocorrência, dados pessoais são usados por criminosos para firmar negócios sob falsidade ideológica ou mesmo obter crédito com a intenção de não honrar os pagamentos.
O número, no entanto, representa uma queda de 10,74% em relação ao mês anterior, quando ocorreram 224.025 tentativas. Frente a novembro de 2012, houve alta de 11,8%.
A telefonia respondeu por 91.673 registros, totalizando 45,8% do total de tentativas de fraude realizadas em novembro de 2013. O segmento varejo, que registrou 7,2% das investidas contra o consumidor em novembro de 2013, teve a segunda alta mensal consecutiva nas tentativas de fraudes “o que demonstra maior risco neste setor por conta da época do ano, ao que o consumidor deve ficar atento”, segundo a Serasa.
O setor bancário é o terceiro do ranking de registros em novembro de 2013, com 35.096 tentativas, 17,6% do total. Já o setor de serviços – que inclui construtoras, imobiliárias, seguradoras e serviços em geral (salões de beleza, pacotes turísticos etc.) – teve 55.535 registros, equivalente a 27,8% do total.
Segundo a Serasa, entre as principais tentativas de golpe estão o uso de identificação falsa ou roubada para solicitar um cartão de crédito, fazer financiamento de eletrônicos, comprar celulares, abrir conta em banco, comprar automóveis e abrir empresas.
19 de dezembro de 2013
G1

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