"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 1 de dezembro de 2013

O FANTASMA DA LIBERDADE PETISTA


Quem assistiu “O fantasma da liberdade”, de Buñuel, vai se lembrar da cena mais polêmica e insólita do filme, uma mesa de jantar onde os convivas sentam-se em privadas para fazer fazem suas necessidades e entram em um cubículo para comer com total privacidade. É por aí.

Assistam o trecho:

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=vMLtYiTTgB4

Nilton Sparagna faz um retrato parecido - e o pior, real - da atual situação do Brasil hoje.
Dias estranhos!
Carne vermelha faz mal, bolacha recheada: nem pensar, coxinha na escola tem que ser proibida, um bebê humano pode ser morto (desde que esteja no ventre da mãe, é claro).
Cor da pele é critério de desempate. Matar animais pra comer? Absurdo! Só podemos matar vegetais, afinal, há uma hierarquia no valor dos seres vivos e as herbáceas devem estar em baixa.
Bom mesmo é enrolar um baseado, liberar a venda de drogas, mas restringir cigarros e bebidas (alcoólicas ou não). Coca-Cola? Pecado mortal. Chá de cogumelo é mais natural. Açúcar não, cocaína sim.
A polícia é inimiga da população, o branco é inimigo do negro, o empresário é inimigo do funcionário (ops! desculpem, do colaborador), o heterossexual é inimigo do homossexual e o cristão é um imbecil inimigo de todos, ainda mais se for branco e católico.
O rico é inimigo do pobre, o Sul/Sudeste, inimigos do Norte/Nordeste… Ser favelado é motivo de orgulho e batalhar pra subir na vida é coisa de pequeno burguês. Mas, que fique claro, é uma época de combate ao preconceito e discriminação seja qual for.
O PT no poder, MST critica o “sistema”, UNE critica o “sistema”, CUT critica o “sistema”, mas não largam as tetas do… “sistema”!
Lula abraçado a Collor, Dilma abraçada a Sarney, Haddad abraçado a Maluf. Organizações Não Governamentais (ONGs) são mantidas com dinheiro… governamental.
Oposição não critica o governo, mas governistas denunciam o próprio governo. Político condenado por corrupção merece total solidariedade. Já o tribunal e os juízes que finalmente mandaram corruptos à cadeia…
Segundo o PT, PC do B, PSOL e PSTU a democracia no Brasil é ruim, já na Venezuela, há democracia até demais. Cuba e Coreia do Norte são exemplos a serem seguidos. Estados Unidos e Europa, exemplos a serem evitados.
Imprensa boa é imprensa calada. Por que não publicam notícias positivas? Talvez umas receitas de bolo ou um poeminhas de Camões? Analfabetos – ditos funcionais (?) – frequentam Universidades, intelectuais de classe média apoiam governantes corruptos, mas odeiam a classe média, afinal, “a burguesia fede”.
Quem apoia teorias políticas do século XIX é progressista. Os que apoiam as teorias mais modernas são retrógrados.
Dias estranhos! Uma nova era, talvez. Com certeza da mediocridade.
Como não posso ir embora pra Pasárgada, pois não sou amigo do Rei, acho que vou mesmo é pra Itaguaí e lá curtir a Casa de Orates na companhia de Simão Bacamarte.
 
01 de dezembro de 2013



Nenhum comentário:

Postar um comentário