"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

O EPISÓDIO FLAXFLUXPORTUGUESA


Time com uma camisa abençoada assim não tem o direito de pisar na bola...
 
O episódio FlaXFluXPortuguesa está na ordem do dia, pleno de emoções, não fora se tratar de futebol, em que paixões e recalques afloram mais do que a razão e a sensatez.

Priorizando a razão, como deve ser em qualquer querela, os verdadeiros culpados pela perda de pontos do Fla e Portuguesa são os seus presidentes, pois suas diretorias jurídicas foram omissas, negligentes e temerárias, o que resultou em grave demonstração de incompetência e prejuízo aos seus clubes.

Agora, os presidentes e advogados relapsos, do Fla e Portuguesa, tentam tumultuar o resultado da Justiça Desportiva - absolutamente em favor da lei -, com bravatas e argumentações levianas e indevidas, indicando outros culpados e insuflando os torcedores, mera tentativa de encobrir as suas próprias culpas.

A primeira coisa que Fla e Portuguesa têm de fazer é demitir seus advogados, e, no caso da Portuguesa, acioná-lo por perdas e danos. E os conselhos dos clubes se reunirem e votarem, da mesma forma, punição a seus presidentes. É assim que é na vida empresarial: a incompetência, especialmente a que causa prejuízos, tem consequências!

Mas, no país da tolerância e da desfaçatez, é provável que nada aconteça com eles, presidentes e advogados. Se assim for, será mais uma afronta à ética e responsabilidade, essas, pelo contrário, muito bem exercidas e demonstradas pelos auditores do STJD, que, por critérios absolutamente legais - como compete a um tribunal -, decidiram, por unanimidade, pela letra fria da lei.

Alguém disse que o episódio mancha o futebol brasileiro. Pelo contrário, eleva e dignifica o futebol brasileiro. Mancha, isso sim, apenas as incompetentes diretorias dos clubes perdedores de pontos. Esse é que é o busílis!!!!
 
23 de dezembro de 2013
Luiz Sérgio Silveira Costa é Almirante, reformado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário