"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

DEPUTADO BILIONÁRIO USA VERBA DA CÂMARA PARA FAZER UPGRADE EM PASSAGEM AÉREA

Newton Cardoso (PMDB) gastou mais de 20.000 reais para viajar de primeira classe para Nova York
 


O deputado Newton Cardoso (PMDB-MG) (Gustavo Lima/Agência Câmara )
O deputado mineiro Newton Cardoso (PMDB) usou mais de 20.000 reais em verbas da Câmara para fazer um “upgrade” de uma passagem de classe econômica para uma de primeira classe em um voo para Nova York, no começo de dezembro. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo
O gasto foi autorizado pelo diretor-geral do Senado, Sérgio Sampaio Contreiras de Almeida. Na ocasião, outros deputados viajaram para a cidade americana para participar de debates na 68ª reunião da Assembleia Geral. Com exceção de Cardoso, eles foram de classe econômica, com passagens que custaram cerca de 4.000 reais. 
Com a mudança de classe, o bilhete de Newton, conhecido como “Newtão”, alcançou 24.665,41 reais. A diferença, segundo o jornal, foi descontada da Cota para Exercício Parlamentar do deputado. Atualmente o valor mensal do “cotão” varia entre 27.900 reais e 41.600 reais, dependendo do estado do parlamentar. Newtão alegou que fez o upgrade por causa de uma exigência médica decorrente de problemas na coluna.
Em 2009, reportagem de VEJA revelou que, durante um processo de divórcio, sua então mulher afirmou à Justiça que o patrimônio do deputado, que já governou Minas Gerais em duas ocasiões, chegava a 2,5 bilhões de reais. Logo após a publicação, o deputado desmentiu os dados e afirmou que, na verdade, sua fortuna era muito superior.
23 de dezembro de 2013
Veja
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário